Parauapebas: Vice-presidente Juvenal Moreira Lima assume a presidência do Comdcap

Após 11 anos de gestão, Aldo Serra deixa o cargo de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Na tarde desta quinta-feira, 4, aconteceu a cerimônia de transição do cargo de presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), de Aldo Serra para o vice-presidente, Juvenal Moreira Lima, após 11 anos de Aldo no comando. A solenidade lotou o auditório do Centro Universitário do Pará (Ceup).

Pré-candidato a vereador, nas eleições de outubro próximo, Aldo se desincompatibilizou do cargo, cumprindo uma exigência da Lei Eleitoral. Em entrevista, ele expressou sua gratidão em fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas e disse que, apesar de deixar o cargo “com o aperto no coração”, sai com a sensação de dever cumprido.

“A principal motivação é representar a causa em outros desafios. apesar de deixar [a presidência com] o coração apertado, com o término de tudo isso, a sensação é de dever cumprido. E me alegra muito saber que, depois de mim, o Conselho continuará grande, com a minha contribuição. Afirmo que o Conselho está em ótimas mãos, teremos um novo presidente engajado, inteligente e com conhecimento que certamente levará o Conselho a situações melhores”, declarou Aldo.

Além de sua atuação no Comdcap, Aldo também dedicou parte de sua trajetória ao Conselho Tutelar e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), somando 17 anos de engajamento na defesa dos direitos da infância e da juventude na região.

Sua contribuição foi reconhecida e celebrada durante a cerimônia, marcada por momentos de emoção e agradecimento, com direito a muitas homenagens de seus colegas, amigos e da comunidade, os quais demonstraram gratidão pelo companheirismo e pelos feitos dele.

Durante 11 anos de atuação à frente do Comdcap, Aldo Serra conseguiu implementar as seguintes conquistas:

Campanha Declare Amor Doe Esperança: Iniciativa destinada à arrecadação de fundos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas por meio da dedução do Imposto de Renda.

Aplicativo Infância Protegida: Ferramenta que possibilita o envio de denúncias de forma anônima de violências contra crianças e adolescentes, disponível para dispositivos Android e IOS.

Plataforma Acolhe: Plataforma integrada à rede de proteção à criança e ao adolescente de Parauapebas, reunindo profissionais capacitados para atender as demandas infantojuvenis.

Sede Própria do Comdcap: Conquista obtida por meio de doação da empresa Vale, proporcionando um espaço adequado para as atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Caminhonete: Doação da empresa Vale recebida para auxiliar nas ações e deslocamentos necessários para o desenvolvimento dos projetos.

Projeto Formação Integral do Ser no Protagonismo do Ser Juvenil: Iniciativa que busca promover a reflexão sobre temas relevantes para adolescentes, com adolescentes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, contribuindo para o desenvolvimento da identidade e da cidadania.

Programa Socioeducativo da Criança e do Adolescente (PSCAP): Oferta de atividades como informática, balé, capoeira, música, entre outras, na feira do produtor, visando o desenvolvimento e inclusão de crianças e adolescentes familiares dos feirantes e também do entorno da comunidade.

Urnas Eletrônicas no Processo de Escolha dos Membros dos Conselheiros Tutelares: Modernização do processo eleitoral para escolha dos representantes do Conselho Tutelar.

Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Projeto voltado para a conscientização e prevenção de forma lúdica, com foco na educação nas creches municipais.

Desafio

Juvenal Moreira Lima, que assumiu a presidência, disse que dirigir o Comdcap será um grande desafio, mas todos estarão preparados para continuar o trabalho pela manutenção dos direitos de crianças e adolescentes, “sempre buscando melhorias e a defesa do ser juvenil”.

Além de muitas figuras representantes das causas sociais de Parauapebas, o evento contou com a presença de Luciana Barros, advogada, representante da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente da OAB Subseção Parauapebas; Flaviane Milânio, advogada Representante do Conselho Tutelar; e João José Trindade (João do Verdurão), vice-prefeito de Parauapebas. Todos dirigiram palavras de reconhecimento e agradecimento ao trabalho de Aldo Serra em favor da juventude do município.