Durante uma reunião realizada nesta terça-feira (18), entre o prefeito Valmir Mariano e uma comissão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o reitor da instituição, professor Sueo Numazawa, anunciou a realização de vestibular no final do ano para os cursos universitários de engenharia de produção e administração, possibilitada pela parceria entre a instituição e a prefeitura.
De acordo com esclarecimentos realizados durante a reunião, a UFRA pode ofertar qualquer curso superior e não apenas aqueles relacionados às ciências agrárias. Atualmente, a instituição tem turmas regulares na cidade nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia de produção.
O prefeito reforçou o seu compromisso de implantar em Parauapebas um centro de conhecimento, com polos universitários e cursos que possibilitem oportunidade de crescimento para os jovens da cidade, e por isso, disse que conta com a parceria da UFRA.
Dentre os assuntos discutidos foram encaminhados alguns pontos para que a estrutura da instituição mude do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) para o novo prédio. “Viemos hoje acertar os detalhes finais para nossa mudança, que queremos fazer em setembro”, afirmou Kaliandra Alves, diretora da UFRA em Parauapebas.
Com a presença do secretário de obras na reunião, Dário Veloso, e do diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Rafael Cristo, o prefeito garantiu à comissão, que contava com a presença de alunos da UFRA, a implantação de uma linha de transporte ligando o centro da cidade ao novo prédio, serviços de urbanização e iluminação para o campus, assim como a construção de uma quadra de esportes na área.
“Nós estávamos com medo de não ter como nos deslocar, pois o campus fica distante do centro urbano, mas depois dessa reunião estamos certos do compromisso do prefeito em realizar essas e as outras demandas que encaminhamos”, revelou o aluno de engenharia agrônoma, Gilson Ribeiro.
Fonte: ASCOM PMP
Nota do Blog:
Na verdade, em Parauapebas a UFRA tem turmas regulares nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia Florestal. O curso de engenharia de Produção será um dos implantados no futuro.
10 comentários em “Parceria da Prefeitura e UFRA possibilita realização de vestibular para dois novos cursos universitários”
Provoca uma certa inquietude quando nos deparamos com comentários maldosos ou mal formulados, sei lá. O que vejo é uma gama de pessoas tentando denegrir e maldizer o que as pessoas com a verve empreendedora, preocupadas com o melhoramento e das oportunidades de cursos superiores para a cidade de Parauapebas, tanto públicas como privadas, serem criticadas por querer sempre o melhor para o nosso ensino na cidade.
Se bem, que até hoje, a meu ver, como docente de cursos técnicos profissionalizantes, os alunos pouco se importam com essas conquistas. Em sua grande maioria, nem sabem quais cursos são oferecidos pela UFRA e mesmo pela UFPA, e por isso, a grande maioria das vagas dos cursos são ocupadas por alunos de fora do município, infelizmente.
“”De acordo com esclarecimentos realizados durante a reunião, a UFRA pode ofertar qualquer curso superior e não apenas aqueles relacionados às ciências agrárias.””
O texto esta confuso mas é uma ótima noticia. Cara, criticar e fácil, difícil vai ser ser aprovado no vestibular e finalizar o curso.
Aos que nao gostaram que tal um curso a distancia ? Tipo assim, longe daqui. Kkkkkkk
Zé seu blog so perderá a credibilidade quando você for contaminado pelo tendenciosismo agudo. até onde acompanho todos os dias, ainda nao contraiu esse mal sem vacina.
Valorizem a UFRA! Temos ótimos professores, ótimos universitários precisamos de infraestrutura e incentivo para nos tornar a faculdade que a população de Parauapebas quer. Apoio é o que queremos, criticar sem fazer nada é fácil.
BOAS PRATICAS!
EM ITABIRA ACONTECEU DA MESMA FORMA !
PREFEITURA BANCA UNIVERSIDADE ! AI COM O PASSAR DOS ANOS O MUNERIO EXAURI A RECEITA DSOS ROYALTIES CAI A QUALIDADE DO ENSIMO TAMBEM CAI POR FALTA DE VERBAS E RECURSOS !
A UNIVERSIDADE PUBLICA VIRA UNIVERSIDADE PARTICULAR OU FECHA AS PORTAS!
BELA INICIATIVA COM DINHEIRO PUBLICO PARA AJUDAR OS AMIGOS E FAZER MEDIA NO CURTO PRAZO !
O Governo Municipal (GM) não está bancando a UFRA, o que aconteceu foi uma parceria e diga-se de passagem os novos cursos da UFRA, não surgiram à partir dessa reunião como a ASCOM quis colocar, a muito desde a gestão passada esses cursos estão aprovado e sendo planejado, sem intermédio algum do GM. O GM tem colocado milhões a disposição de um suposto Projeto “inviável legalmente” que é um Campus da UFPA, enquanto que uma realidade que é a UFRA, tem se deparado com uma falta de apoio do GM, é claro que com essa gestão tem-se melhorado o diálogo. A UFRA é uma realidade e realidade em nosso municipio acho que Ela necessita de mais apoio do GM. Essa gestão tem mostrado que quer ajudar, ao menos vejo isso, espero não estar enganado!
não é Engenharia agronoma caro Zé! é Engenharia Agronomica (curso), que forma o profissional Engenheiro Agrônomo.
A reportagem mais imbecil sobre nossos cursos e nossa universidade. A direção da UFRA está chateada com tanta trapalhada.
Que povo mais burro! Os cursos da Ufra atualmente são Zootecnia, Agronomia e Engenharia FLORESTAL. Repetindo: FLORESTAL!!!!!!!!!!!!! Olhe a qualidade do texto. A universidade quer trazer Engenharia de PRODUÇÃO e, ao mesmo tempo, a ascom diz que tem Engenharia de PRODUÇÃO. Zé Dudu, desse jeito você perde a credibilidade!!!!!!!!!!!!!!
A matéria é da ASCOM da PMP conforme pode ser visto. Obrigado, Universitário, pela preocupação com a credibilidade deste Blog.