Parceria da Prefeitura e UFRA possibilita realização de vestibular para dois novos cursos universitários

Continua depois da publicidade

Durante uma reunião realizada nesta terça-feira (18), entre o prefeito Valmir Mariano e uma comissão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o reitor da instituição, professor Sueo Numazawa, anunciou a realização de vestibular no final do ano para os cursos universitários de engenharia de produção e administração, possibilitada pela parceria entre a instituição e a prefeitura.

image_large

De acordo com esclarecimentos realizados durante a reunião, a UFRA pode ofertar qualquer curso superior e não apenas aqueles relacionados às ciências agrárias. Atualmente, a instituição tem turmas regulares na cidade nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia de produção.

O prefeito reforçou o seu compromisso de implantar em Parauapebas um centro de conhecimento, com polos universitários e cursos que possibilitem oportunidade de crescimento para os jovens da cidade, e por isso, disse que conta com a parceria da UFRA.   

Dentre os assuntos discutidos foram encaminhados alguns pontos para que a estrutura da instituição mude do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) para o novo prédio. “Viemos hoje acertar os detalhes finais para nossa mudança, que queremos fazer em setembro”, afirmou Kaliandra Alves, diretora da UFRA em Parauapebas.

Com a presença do secretário de obras na reunião, Dário Veloso, e do diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Rafael Cristo, o prefeito garantiu à comissão, que contava com a presença de alunos da UFRA, a implantação de uma linha de transporte ligando o centro da cidade ao novo prédio, serviços de urbanização e iluminação para o campus, assim como a construção de uma quadra de esportes na área.

“Nós estávamos com medo de não ter como nos deslocar, pois o campus fica distante do centro urbano, mas depois dessa reunião estamos certos do compromisso do prefeito em realizar essas e as outras demandas que encaminhamos”, revelou o aluno de engenharia agrônoma, Gilson Ribeiro.    

Fonte: ASCOM PMP

Nota do Blog:

Na verdade, em Parauapebas a UFRA tem turmas regulares nos cursos de engenharia agrônoma, zootecnia e engenharia Florestal. O curso de engenharia de Produção será um dos implantados no futuro.

10 comentários em “Parceria da Prefeitura e UFRA possibilita realização de vestibular para dois novos cursos universitários

  1. Antonio Carlos Bailão Responder

    Provoca uma certa inquietude quando nos deparamos com comentários maldosos ou mal formulados, sei lá. O que vejo é uma gama de pessoas tentando denegrir e maldizer o que as pessoas com a verve empreendedora, preocupadas com o melhoramento e das oportunidades de cursos superiores para a cidade de Parauapebas, tanto públicas como privadas, serem criticadas por querer sempre o melhor para o nosso ensino na cidade.
    Se bem, que até hoje, a meu ver, como docente de cursos técnicos profissionalizantes, os alunos pouco se importam com essas conquistas. Em sua grande maioria, nem sabem quais cursos são oferecidos pela UFRA e mesmo pela UFPA, e por isso, a grande maioria das vagas dos cursos são ocupadas por alunos de fora do município, infelizmente.

  2. FM Responder

    “”De acordo com esclarecimentos realizados durante a reunião, a UFRA pode ofertar qualquer curso superior e não apenas aqueles relacionados às ciências agrárias.””

  3. Leonardo Responder

    O texto esta confuso mas é uma ótima noticia. Cara, criticar e fácil, difícil vai ser ser aprovado no vestibular e finalizar o curso.
    Aos que nao gostaram que tal um curso a distancia ? Tipo assim, longe daqui. Kkkkkkk

    Zé seu blog so perderá a credibilidade quando você for contaminado pelo tendenciosismo agudo. até onde acompanho todos os dias, ainda nao contraiu esse mal sem vacina.

  4. Chagas Responder

    Valorizem a UFRA! Temos ótimos professores, ótimos universitários precisamos de infraestrutura e incentivo para nos tornar a faculdade que a população de Parauapebas quer. Apoio é o que queremos, criticar sem fazer nada é fácil.

  5. MP ! Responder

    BOAS PRATICAS!

    EM ITABIRA ACONTECEU DA MESMA FORMA !

    PREFEITURA BANCA UNIVERSIDADE ! AI COM O PASSAR DOS ANOS O MUNERIO EXAURI A RECEITA DSOS ROYALTIES CAI A QUALIDADE DO ENSIMO TAMBEM CAI POR FALTA DE VERBAS E RECURSOS !
    A UNIVERSIDADE PUBLICA VIRA UNIVERSIDADE PARTICULAR OU FECHA AS PORTAS!

    BELA INICIATIVA COM DINHEIRO PUBLICO PARA AJUDAR OS AMIGOS E FAZER MEDIA NO CURTO PRAZO !

    • FM Responder

      O Governo Municipal (GM) não está bancando a UFRA, o que aconteceu foi uma parceria e diga-se de passagem os novos cursos da UFRA, não surgiram à partir dessa reunião como a ASCOM quis colocar, a muito desde a gestão passada esses cursos estão aprovado e sendo planejado, sem intermédio algum do GM. O GM tem colocado milhões a disposição de um suposto Projeto “inviável legalmente” que é um Campus da UFPA, enquanto que uma realidade que é a UFRA, tem se deparado com uma falta de apoio do GM, é claro que com essa gestão tem-se melhorado o diálogo. A UFRA é uma realidade e realidade em nosso municipio acho que Ela necessita de mais apoio do GM. Essa gestão tem mostrado que quer ajudar, ao menos vejo isso, espero não estar enganado!

  6. paladino Responder

    não é Engenharia agronoma caro Zé! é Engenharia Agronomica (curso), que forma o profissional Engenheiro Agrônomo.

    • Camila Pantoja (Enga. Florestal) Responder

      A reportagem mais imbecil sobre nossos cursos e nossa universidade. A direção da UFRA está chateada com tanta trapalhada.

  7. Universitário Responder

    Que povo mais burro! Os cursos da Ufra atualmente são Zootecnia, Agronomia e Engenharia FLORESTAL. Repetindo: FLORESTAL!!!!!!!!!!!!! Olhe a qualidade do texto. A universidade quer trazer Engenharia de PRODUÇÃO e, ao mesmo tempo, a ascom diz que tem Engenharia de PRODUÇÃO. Zé Dudu, desse jeito você perde a credibilidade!!!!!!!!!!!!!!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      A matéria é da ASCOM da PMP conforme pode ser visto. Obrigado, Universitário, pela preocupação com a credibilidade deste Blog.

Deixe seu comentário

Posts relacionados