Parceria deve ofertar novos cursos profissionalizantes para Tucuruí

Continua depois da publicidade

Para definir a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade de Tucuruí e região, representantes das secretarias municipais, do comércio do município e da Eletrobras Eletronorte reuniram-se esta esta semana na Associação Comercial e Industrial de Tucuruí – ACIT para discutir a oferta e implantação de 16 novos cursos profissionalizantes no município. Os cursos serão oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) e serão solicitados para Tucuruí com base em um estudo preliminar feito pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Os cursos serão desenvolvidos nas instalações do Centro Cultural da Eletrobras Eletronorte e em instalações cedidas pela Prefeitura Municipal com início previsto para o mês de março de 2018.

Conforme explicou o Delciney Nava, coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social da Eletrobras Eletronorte, qualquer pessoa interessada e residente em Tucurcuí poderá se inscrever nos cursos que serão disponibilizados gratuitamente para a comunidade. “Será preciso atender aos requisitos definidos pela entidade executora do Curso. Os representantes das secretarias ajudarão a definir quais cursos serão disponibilizados para a comunidade gratuitamente a fim de capacitar a mão de obra de Tucuruí”, explicou Delciney.

A Empresa solicitou para este ano junto ao Programa Pará Profissional, a realização de 16 cursos, sendo oito de Qualificação Profissional, com carga horária de aproximadamente 200 horas, e seis Técnicos, com carga horária de aproximadamente 1000 horas. Quando instalados, as qualificações poderão ser desenvolvidas por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceira com a Eletrobras Eletronorte.

O programa Pará Profissional foi instituído pela Lei no 8.427, em 2016, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. O programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet). “Assim que a Secretaria autorizar, a Superintendência fará a divulgação quanto aos cursos ofertados e os requisitos necessários para a inscrição dos interessados”, explica Delciney.

Hernandes Vaz, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, os representantes das secretarias ajudarão a definir quais cursos serão ficarão disponíveis para a comunidade de Tucuruí. Para o secretário, a formalização da parceira com a Eletrobras Eletronorte é imprescindível e muito importante para contribuir com a capacitação da mão de obra local. “Estamos focados no desenvolvimento de todos os atores de desenvolvimento para Tucuruí e a capacitação é o ponto de partida para que melhoremos nossa oferta de mão de obra e de serviços”, avalia Hernandes.

Em 2017, a parceria entre a Eletrobras Eletronorte e O programa Pará Profissional formou a primeira turma de Técnicos de Reparação de Motor de Popa. Desde 2005, a Empresa atua como formador de mão de obra regional oferecendo cursos gratuitos para a população por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)  e outros agentes de desenvolvimento socioeconômico.