Parceria entre prefeitura e Fundação transforma a realidade de produtores do Assentamento Nova Jerusalém

Continua depois da publicidade

Um projeto desenvolvido pela prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), em parceria com a Fundação Hilário Ferreira, apoiada pela deputada federal Simone Morgado, tem mudado a realidade de 12 famílias de produtores rurais do Assentamento Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás e fomentado uma cadeia produtiva sustentável.

AVICULTURA

Trata-se do Sistema Modular de Agricultura Familiar (Simaf), em andamento desde o início do ano. A Fundação foi responsável por toda a implantação do projeto, que abrange horticultura, piscicultura e avicultura de corte. A prefeitura deu continuidade a ação, oferecendo assistência técnica e parte dos insumos.

HORTALICAS

No local, tudo é aproveitado no ciclo produtivo, desde a água utilizada para a criação dos peixes, que também serve para irrigação das hortaliças, até a adubação orgânica. O resultado, é a segurança alimentar das famílias e o incremento da renda, já que muitos deles comercializam hortaliças, como cebolinha, cheiro verde, pimenta e jiló, na feira do município.

TANQUE

“O projeto também funciona como escola. O que os agricultores aprendem, vão aplicar posteriormente em suas propriedades, multiplicando conhecimento”, destaca o zootecnista Ramon Neves, que presta assistência técnica aos produtores.

Já o engenheiro agrônomo Roberto Ramos destaca que o secretário de Desenvolvimento e Produção Rural (Augusto Carlos Ramiro) acreditou na iniciativa, que obteve sucesso e tende a ser ampliada. “As mesmas famílias devem participar do projeto de fruticultura que nós temos, que tem como carro chefe a produção de açaí, e também de um projeto de incentivo a produção de grãos”, informa.

Deixe seu comentário

Posts relacionados