Como já vem acontecendo há cerca de 20 anos, de 29 de março a 12 de abril próximos, a comunidade católica do Núcleo Cidade Nova vai se emocionar e mais uma vez poder refletir sobre os últimos dias de Jesus Cristo neste mundo. É quando acontece a encenação da Paixão de Cristo, interpretada por atores da Paroquia São Francisco de Assis, de três comunidades: São João Batista, do Bairro Laranjeiras; Santíssima Trindade, do Bairro Quilômetro Dois; e São Francisco, do Cidade Nova.
De acordo com o engenheiro civil João Carlos Gava Júnior, 27 anos, coordenador-geral da produção teatral, embora a encenação aconteça há aproximadamente duas décadas, foi nos últimos 10 anos que o espetáculo sacro, que a cada representação atrai um público maior, ganhou cenários e figurinos mais elaborados, engrandecendo mais ainda a representação.
Hoje, a encenação da Paixão de Cristo envolve perto de 200 pessoas, entre atores, figurinistas, maquiadores e outros participantes, cujo trabalho é absolutamente voluntário, em nome da fé. Mas, montar o espetáculo tem um custo de aproximadamente R$ 10 mil.
Esse dinheiro é angariado por meio de promoções feitas nas comunidades, como feijoadas e outros, e também com a ajuda de algumas pessoas de boa vontade.
Os ensaios já começaram, acontecem aos domingos, no pátio da Igreja São João Batista, no Laranjeiras, a partir das 14h. O figurino está quase todo pronto, confeccionado pelos próprios fiéis da Igreja. A encenação, dividida em cinco dias, acontece sempre à tarde, à exceção da chegada de Jesus a Jerusalém, no Domingo de Ramos, que ocorre pela manhã.
A representação, que acontece em cinco cenários, reúne 40 atores, mais de 120 pessoas na produção e, este ano, dever ser assistida por cerca de 6 mil pessoas, já virou um evento importante do calendário de Marabá. Começa no próximo dia 29 de março, com a tentação de Cristo no deserto. No Domingo de Ramos, dia 5 de abril, segue com a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.
Na quinta-feira, 9 de abril, a encenação prossegue com a última ceia e a prisão de Cristo. Na sexta-feira, 10, ocorre a representação de Jesus diante de Herodes, depois diante de Pilatos e a condenação e crucificação. No domingo, dia 12, Jesus ressuscita.
Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá
(Fotos/Lucca Photographer)