Os visitantes do Parque Zoobotânico Vale (PZV), na Floresta Nacional de Carajás, irão interagir com 13 espécies de pássaros da fauna amazônica, dentre elas, Ararajubas, Araras Canindé, Araras Vermelhas e Papagaios Verdadeiros. A partir deste domingo, 1º de julho, o viveiro de imersão será aberto ao público, espaço onde poderão fazer um passeio guiado entre as aves.
A visitação é guiada, com o máximo de 20 pessoas por grupo. Acontecerá todos os dias da semana, entre 10h30 e 11h30 ou de 14h30 às 16h. Fora deste horário, o público poderá apreciar os animais de fora do espaço, que é cercado, mas tem uma ampla visibilidade de seu interior.
Além de proporcionar uma melhor visualização das espécies, a visita poderá incentivar a importância do respeito aos animais, colaborando assim, com a preservação. O local foi projetado com elementos naturais, como plantas e cascata de água, para abrigá-las em um ambiente semelhante ao habitat natural.
O veterinário do Parque, André Mourão, explicou que os animais que estão no viveiro não foram retirados da natureza, e sim foram levados ao Parque para reabilitação, após sofrerem maus tratos. “Retirá-los de seu habitat natural contraria os valores do zoológico, que está aqui para dar uma segunda chance ao animal. Estamos tentando fazer com que o animal retorne à sua qualidade de vida”.