Muita festa no estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, para a estreia de Paysandu e Gavião Kyikatejê, no Campeonato Paraense de 2015. Era a festa dos 101 anos de fundação do Papão. A diretoria bicolor providenciou uma grande comemoração, com a inauguração do novo placar do estádio, jogos de luzes no estilo da Liga dos Campeões, novo mascote, enfim. Em campo, o time não decepcionou e goleou o adversário. Com gols de Leandro Cearense, Yago Pikachu duas vezes e Rogerinho, o Papão venceu, por 4 a 0, e fez a festa da fiel que lotou o estádio Vovô da Cidade. Mais de 14 mil torcedores empurraram o time.
Logo no inicio do jogo, o Gavião tentou estragar a festa bicolor. Ricardinho cabeceou, a bola passou perto da meta do goleiro Andrey. Logo após, Wellington Cabeça teve a chance e sozinho, chutou em cima do arqueiro do Papão. O time alvi celeste reagiu e quase que fatal, quando Yago Pikachu emendou um balaço e a bola explodiu na trave de Mumu.
A torcida do Papão começou a apoiar o time, que em campo voltou a assustar o Gavião. Marlon cruzou da esquerda e Leandro Cearense finalizou, mas a bola desviou na zaga adversária e foi para escanteio. Só que o time visitante mostrou sua garra, após o chutaço do lateral Renatinho, a bola passou assustando o goleiro Andrey.
Os donos da casa responderam na jogada ensaiada. Pikachu chutou forte, o goleiro Mumu tirou com os olhos. Os times começaram a tocar a bola, melhor para o Paysandu que através de Leandro Cearense, quase abre o placar, a bola foi chutada erradamente para fora. A melhor chance do primeiro tempo foi de Rogerinho, que cobrou falta no travessão do Gavião. A torcida do Papão aplaudiu o time na saída para os vestiários.
Logo a um minuto do 2ª tempo, o Papão chegou ao gol. Yago Pikachu foi à linha de fundo e cruzou na medida para Leandro Cearense, que desta vez não desperdiçou e colocou de cabeça para o fundo da meta de Mumu. Delírio da fiel bicolor na Curuzu. O Paysandu começou a mandar na partida. Yago Pikachu pegou a sobra e mandou um chutaço sem chances para Mumu, aos dez minutos, marcando o segundo bicolor.
O Gavião se perdeu em campo e dois minutos depois, a zaga marcou bobeira e Rogerinho na perdoou e estufou as redes, fazendo o terceiro. O Paysandu continuou em cima do adversário e perdeu várias chances de ampliar a partida. Até que Yago Pikachu recebeu livre e de frente marcou o quarto do bicola, aos 27 minutos. Depois daí, o Papão cozinhou o jogo, diante de um frágil adversário e esperou o apito final do árbitro para comemorar a sua primeira vitória no Parazão, em grande estilo. Final de jogo: Paysandu 4 x 0 Gavião Kyikatejê.
“Hoje foi uma grande atuação.Vamos continuar assim para buscar a classificação o mais rápido possível”, afirmou Yago Pikachu, destaque do Paysandu na partida com dois gols marcados.
FICHA TÉCNICA
Paysandu: Andrey (Emérson); Yago Pikachu (Ricardo Capanema), William Alves, Dão e Marlon; Augusto Recife, Djalma, Leanardo e Rogerinho (Leandro Canhoto); Leandro Cearense e Leandro Carvalho. Técnico: Sidney Moraes.
Gavião Kyikatejê: Mumu; Paulinho 47, Roberto, Preto Marabá e Renatinho; Max Melo (Jonathan), Júlio César, Diogo (Claílson) e Wellington Cabeça (Danilo); Monga e Ricardinho. Técnico: Vitor Jaime.
Cartões amarelos: Marlon e Djalma (Paysandu) e Monga (Gavião Kyikatejê)
Árbitro: Edeval Augusto Ferreira Figueiredo
Assistentes: Diorgenes Menezes Serrão e Éderson Brito de Albuquerque
Local: Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém.
Renda: R$ 264.410,00
Público: 14.248 (13.044 pagantes e 1.204 não pagantes)
Fotos: Antônio Cícero