O Paysandu Sport Club deu um passo gigante para conquistar sua vaga para as semifinais do Parazão. Na noite deste domingo (16), o Papão goleou a Tuna Luso, por 4 a 1, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, pelo jogo de ida das quartas de final do estadual. O time bicolor só precisou do primeiro tempo para golear e abrir 4 a 0 no placar, com a Águia Guerreira diminuindo na segunda etapa.
A duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (19), às 20h, no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém. O Paysandu pode até perder por dois gols de diferença que mesmo assim se garante nas semifinais, enquanto que a Tuna tem a missão de derrotar o adversário por três gols para levar a decisão da vaga para os pênaltis, ou vencer por quatro tentos de diferença para avançar direto.
O jogo: Papão passeou pelo Mangueirão!
Nem bem começou o jogo e o Paysandu foi logo marcando. Eltinho recebeu lançamento e tocou para Vinícius Leite, que chutou com categoria, a um minuto e meio de bola rolando, 1 a 0 Papão. A Tuna quase empatou no chute de Juninho, o goleiro Thiago Coelho defendeu e a zaga bicolor fez o corte. O time alviceleste tentou o segundo, quando João Vieira lançou para Mário Sérgio, o atacante pegou muito mal na bola e mandou pra fora.
Após lambança de Dedé, Vinícius Leite roubou a bola e tocou em Geovane, o jogador bicolor chutou, o goleiro Régis defendeu, e a bola foi parar nos pés de Mário Sérgio que não perdoou e marcou, aos 17 minutos, 2 a 0 Papão. Estava fácil. Edilson cruzou da direita e Eltinho bateu de primeira para o fundo da meta cruzmaltina, aos 22 minutos, 3 a 0 para o time bicolor. Outra tentativa do Papão, Mário Sérgio recebeu dentro da área e finalizou para a defesa do goleiro Régis, mas a arbitragem marcou impedimento no lance.
Só dava Papão. Edilson cruzou da direita e o goleiro Régis defendeu antes da chegada de Mário Sérgio. Vinícius Leite recebeu na direita, se livrou da marcação e chutou para a defesa de Régis, quase o quarto bicolor. Minutos depois, Ricardinho cruzou, a zaga da Tuna cortou nos pés de João Vieira, que bateu para o fundo da meta de Régis, aos 44 minutos, 4 a 0 Paysandu. A Elite do Norte quase diminuiu com Welthon, que sozinho chutou pra fora.
Já no segundo tempo, o Paysandu chegou com Vinícius Leite, que tocou para Geovane, o lateral bateu para o gol e o zagueiro Edson meteu a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. João Vieira cobrou e a bola bateu no travessão, aos quatro minutos. Em mais uma bola parada, desta vez em uma falta, Fernando Gabriel cobrou com categoria e a bola explodiu no travessão.
A Tuna chegou, quando Silvio chutou cruzado e Eltinho salvou quase de cima da linha. Na cobrança de escanteio, Welthon fez boa jogada individual e parou na defesa em dois tempos do goleiro Thiago Coelho, que salvou o time bicolor. O time cruzmaltino acordou para a partida e teve a chance de diminuir, mas o chute de Silvio parou na defesa de Thiago Coelho. O Papão tentou marcar, quando Edilson tocou para Luis Phelipe, que finalizou pra fora.
A equipe cruzmaltina conseguiu descontar. Após cobrança de escanteio, Juninho desviou na primeira trave e Welthon cabeceou na segunda trave para o fundo do gol, aos 22 minutos, era o primeiro gol tunante na partida. O time bicolor tentou ampliar com Roger, mas o chute passou por cima da meta adversária. Em uma boa trama do Papão, Luis Phelipe recebeu cruzamento e parou na boa defesa do goleiro Régis.
Outra vez Luis Phelipe, que tentou por cima do goleiro Régis, mas mandou pra fora. As duas últimas tentativas do jogo foram da Tuna e as duas com o zagueiro Dedé. Na primeira, Marlon cruzou e Dedé cabeceou pra fora. A dupla voltou ao ataque com Marlon cruzando e Dedé cabeceando para a defesa de Thiago Coelho. Placar final: Tuna 1 x 4 Paysandu.
Por Fábio Relvas / Fotos: Ascom Paysandu