Por Fábio Relvas
O Paysandu deixou escapar o empate contra o Fluminense nos acréscimos na noite desta quinta-feira (20), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Tricolor saiu na frente com o gol de Magno Alves e o Papão chegou a igualar o marcador em uma bela cobrança de falta de Yago Pikachu. A partida estava em 1 a 1 até aos 48 minutos do segundo tempo, quando o lateral direito do pó de arroz acertou um chutaço no ângulo de Emerson e deu a vitória ao Tricolor. O confronto foi válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
As duas equipes se enfrentam pelo jogo da volta na próxima quarta-feira (26), às 19h30, no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Por ter marcado um gol na casa do adversário, o Paysandu precisa de uma vitória simples de 1 a 0. Se o Papão vencer por 2 a 1 a decisão vai para os pênaltis. Um placar favorável ao time paraense com um gol de diferença a partir de 3 a 2, a vaga será do Fluminense que também joga pelo empate para avançar na competição.
A partida: Fluminense em vantagem
O Paysandu não se intimidou com o Fluminense de Ronaldinho e Cia e iniciou a partida de igual para igual, mas atuando um pouco mais fechado. A primeira chance foi do Papão com o meia Jhonnatan, que invadiu a área pela direita, cortou da marcação, mas mandou longe da meta Tricolor. O Fluminense respondeu com Ronaldinho Gaúcho, que recebeu cruzamento na área, ajeitou de peito para o atacante Fred, que disparou firme e o goleiro Emerson salvou o Paysandu com uma grande defesa.
De novo o Tricolor, agora Gustavo Scarpa chutou cruzado da esquerda, o zagueiro Gualberto do Papão desviou uma bola perigosa, salvando o time paraense. O atacante Fred estava esperando dentro da área para finalizar. Pressão do Flu, desta vez Wellington Silva Cruzou, o goleiro Emerson cortou o cruzamento, mas a bola sobrou para Edson que disparou e encontrou mais uma vez o paredão Emerson que espalmou e na sobra Marcos Junior chutou para fora.
A resposta do Papão veio logo em seguida, após um cruzamento a bola passou por todo mundo, menos pelo atacante Aylon que conseguiu finalizar, mas esbarrou na defesa Tricolor. O Fluminense seguiu tentando, o lateral direito Renato cruzou na cabeça de Fred, que testou para a boa defesa de Emerson, na sobra Cícero tentou e a zaga bicolor afastou. O Paysandu teve a chance de marcar depois que Yago Pikachu lançou o atacante Aylon, que finalizou com estilo, mas a bola foi em cima do goleiro Júlio César.
A jogada que chamou a atenção aconteceu aos 46 minutos. O lateral direito Yago Pikachu fez um carnaval na zaga do Fluminense, driblando e tabelando, o atleta bicolor ficou de cara com Júlio César, mas tentou um drible a mais em cima do goleiro e acabou perdendo uma chance de ouro para o Paysandu.
No segundo tempo o Fluminense partiu para cima. Gustavo Scarpa cruzou da esquerda na medida para o atacante Magno Alves, que entrou no lugar de Fred, e marcou de cabeça sem chances para o goleiro Emerson, 1 a 0 Tricolor, aos 10 minutos. O meia Ronaldinho Gaúcho sentiu cansaço e foi substituído por Lucas Gomes, jogador paraense revelado pelo Bragantino, o Tubarão do estado do Pará.
O Papão conquistou o empate em um golaço no Maracanã. Yago Pikachu cobrou uma falta com perfeição, não dando a mínima chance ao goleiro Júlio César, aos 26 minutos, festa da Fiel Bicolor que compareceu ao Maraca. O Paysandu sentiu o momento do jogo e quase chegou a virar o placar em um contra-ataque, quando Renato do Fluminense se enrolou com a bola que sobrou para o atacante Misael, que cortou da marcação e chutou, Júlio César salvou o Flu.
E só dava Paysandu. Em um escanteio cobrado por Yago Pikachu, Aylon meteu de cabeça e o goleiro Júlio César operou um verdadeiro milagre no Maraca salvando o Fluminense. Mas o Tricolor matou no último lance. Após cobrança de escanteio, Yago Pikachu cortou mal e a bola caiu nos pés de Renato que mandou um chutaço no ângulo da meta de Emerson, outro golaço no Maracanã, aos 48 minutos. Placar final: Fluminense 2 x 1 Paysandu.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE: Júlio César; Wellington Silva (Renato), Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero e Ronaldinho Gaúcho (Lucas Gomes); Marcos Junior e Fred (Magno Alves).
Técnico: Enderson Moreira.
PAYSANDU: Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Augusto Recife, Ricardo Capanema, Jhonnatan (Misael) e Carlinhos (Paulo Otávio); Aylon e Leandro Cearense
(Betinho). Técnico: Dado Cavalcanti.
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Celso Luiz da Silva (MG) Cartões amarelos: Magno Alves (Fluminense); Ricardo Capanema, Jhonnatan, Gualberto, Misael, Yago Pikachu, Augusto Recife e Emerson (Paysandu)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro
Renda: R$ 406.550,00 – Público: 13.044 (13.523 presentes)