Paysandu perde para o Jacuipense dentro da Curuzu e se complica no Campeonato Brasileiro

O Papão está em oitavo lugar do Grupo A da Série C com apenas quatro pontos na classificação

Continua depois da publicidade

O atual campeão paraense, o Paysandu Sport Club, perdeu outra vez no Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando na noite desta quarta-feira (09), o Papão caiu para o Jacuipense (BA), por 2 a 1, em pleno Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, pela quinta rodada do Grupo A da competição nacional. O time bicolor está na oitava colocação com apenas 4 pontos, tendo uma campanha pífia até então. Em cinco jogos realizados, a equipe alviceleste tem uma vitória, um empate e três derrotas.

O Jacuipense abriu o placar em cobrança de pênalti de Danilo Rios, ex-jogador do Clube do Remo, aos 12 minutos do 1° tempo. O Paysandu chegou ao empate na etapa final com o gol do atacante Uilliam Barros, aos 32 minutos. Mas não deu nem para comemorar, já que na saída de bola, Thiaguinho voltou a deixar a equipe baiana na frente, aos 33.

O Paysandu volta a campo contra o Imperatriz (MA) neste sábado (12), às 19h, no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Papão precisa da vitória para não entrar na zona de rebaixamento nesta próxima rodada.

O jogo: Dessa vez, deu Leão!

O Paysandu teve a primeira chance depois que Nicolas recebeu, girou da marcação e deixou Mateus Anderson na boa para marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento do ataque bicolor. Quem abriu o marcador foi o Jacuipense. O atacante Dinei entrou na área e foi derrubado por Anderson Uchôa, pênalti assinalado em favor do time baiano. Danilo Rios, ex-Remo, cobrou com muita categoria, deslocando o goleiro Gabriel Leite e correu para o abraço, 1 a 0, aos 12 minutos.

A zaga do Paysandu cochilou e quase o Jacuipense marcou o segundo gol. Após contra-ataque rápido, Danilo Rios lançou de primeira para Mauri, que disparou na trave bicolor. O Papão respondeu com Mateus Anderson, que se livrou da marcação e mandou um chutaço, o goleiro Jordan salvou para escanteio. Diego Matos cobrou o escanteio, o atacante Nicolas subiu de cabeça, e o goleiro defendeu com o rosto.

Novamente o time baiano assustou com Danilo Rios, que disparou forte da intermediária e a bola passou por cima da meta de Gabriel Leite. O Papão chegou com Tony, que cruzou e o atacante Nicolas não alcançou. O Jacuipense jogou bola na área, a zaga cortou e Mauri pegou a sobra, mas mandou muito mal, longe da meta da equipe paraense. O time alviceleste tentou com Vinícius Leite, que fez jogada individual e cruzou, mas não apareceu ninguém do Papão.

O time paraense tentou o empate ainda na primeira etapa, tendo duas chances na mesma jogada. Após tentativa de Mateus Anderson, a bola explodiu na zaga e na sobra Vinícius Leite foi travado na hora da finalização. A equipe baiana teve uma chance parecida, depois que Danilo Rios chutou, a bola explodiu na zaga e voltou Rafael Bastos, que também carimbou na defesa bicolor.

O lateral-esquerdo Flávio do Jacuipense se livrou bem da marcação e disparou por cima da meta bicolor. No segundo tempo, o Paysandu chegou com Juninho, que tentou cruzar, mas mandou mal por cima do gol. Em uma falta para o Papão, Juninho pediu preferência, mas mandou muito alto. Em mais uma falta para o bicolor estadual, Alex Maranhão soltou o pé, o goleiro Jordan defendeu e a bola ainda desviou no travessão.

O Papão tentou o empate com Nicolas, que subiu de cabeça e a bola foi no meio do gol para a defesa de Jordan. Dois jogadores do Jacuipense receberam cartão amarelo fora de campo por reclamação: Flávio e Rafael Bastos. O Paysandu chegou ao empate, depois que Alex Maranhão cruzou e Uilliam Barros subiu no segundo pau para marcar de cabeça, aos 32 minutos, 1 a 1. Não deu nem para comemorar, na saída de bola, Levi arrancou e tocou para Thiaguinho, que não perdoou, aos 33 minutos, 2 a 1 para o Leão do Sisal.

O árbitro Breno Vieira Souza, de Goiás, expulsou Rafael Bastos do Jacuipense fora de campo, e o atleta partiu para cima para tentar agredir a arbitragem da partida. A turma do chamado deixa disso teve que conter Rafael Bastos.  O Papão insistia nas bolas para dentro da área. Em uma delas, Nicolas raspou de cabeça e Uilliam Barros tocou de cabeça para a defesa do goleiro Jordan.

Com toda a paralisação da partida, o árbitro acrescentou mais 10 minutos de acréscimo. Bruno Collaço cobrou falta para a cabeçada de Wellington Reis, que mandou para fora. Em outra bola na área, Uilliam Barros cabeceou e Jordan fez a defesa. Placar final: Paysandu 1 x 2 Jacuipense.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Gabriel Leite; Tony (Netinho), Micael, Bruno Collaço e Diego Matos; Anderson Uchôa, PH (Wellington Reis) e Luiz Felipe (Juninho); Mateus Anderson (Uilliam Barros), Nicolas e Vinícius Leite (Alex Maranhão). Técnico: Hélio dos Anjos

JACUIPENSE: Jordan; Railon, Raniele (Caíque), Radamezio (Levi) e Flávio; Dinei, Danilo Rios (Newton) e Mauri; Rodrigo (Lucas), Rafael Bastos (Thiaguinho) e Kanu. Técnico: Jonilson Veloso

Árbitro: Breno Vieira Souza (GO)

Assistente 1: Adailton Fernando Menezes (GO)

Assistente 2: Adriano Eterno de Jesus Mendes (GO)

Quarto árbitro: Gustavo Ramos Melo (PA)

Cartões amarelos: Juninho e Alex Maranhão (Paysandu);Railton, Dinei, Jordan, Danilo Rios, Raniele, Flávio, Rafael Bastos, Levi, Thiaguinho, Newton e Kanu (Jacuipense)

Cartão vermelho: Rafael Bastos (Jacuipense)

Gols: Danilo Rios, de pênalti, aos 12 minutos do 1° tempo para o Jacuipense; Uilliam Barros, aos 32 minutos do 2° tempo para o Paysandu; Thiaguinho, aos 33 minutos do 2° tempo para o Jacuipense

Local: Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém

Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luiz