Paysandu perde para o Juventude em Caxias do Sul e pode cair posição na Série B

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Paysandu voltou a perder fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Desta vez, o time bicolor caiu para o Juventude (RS), por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (29/09), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O gol único do jogo foi marcado pelo atacante João Paulo, aos 38 minutos da etapa final. A partida foi válida pela 27ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paraense permaneceu na 12ª colocação com 33 pontos, mas pode cair uma posição se o Guarani (SP) vencer ou empatar contra o Criciúma (SC), na noite deste sábado (30/09), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

O próximo compromisso do Paysandu será diante do Boa Esporte (MG), na próxima sexta-feira (06/10), às 19h15, no estádio Municipal de Varginha, em Minas Gerais, valendo pela 28ª rodada da Série B.

O jogo: não deu Papão!

Um jogo de opostos em Caxias do Sul. O Juventude precisava vencer para encostar no G4 e o Paysandu querendo ganhar para se distanciar do Z4 da Série B. Quem chegou primeiro foi o Alviverde, após escanteio da direita, Leilson cruzou e Micael meteu a cabeça, mas o goleiro Emerson espalmou salvando o Papão. O time paraense começou a partida nervoso. Em mais uma tentativa dos donos da casa, Pará alçou bola na área e o volante Jhonnatan desviou de cabeça para a meta bicolor, quase marcando gol contra.

A pressão do Juventude era grande. O lateral-esquerdo Pará fez uma grande jogada individual e rolou para o atacante Yago, que saiu da marcação e chutou, a bola passou tirando a tinta da trave. Tiago Marques saiu levando pela esquerda e tocou para Leilson, na hora de finalizar foi travado pela zaga do Paysandu. O time paraense finalmente chegou com o Ayrton, que cruzou da direita para a cabeça de Marcão, o goleiro Matheus Cavichioli defendeu sem dificuldade.

Um dos destaques do jogo, o lateral-esquerdo Pará, soltou um chute de fora da área, Emerson afastou de soco. Depois o mesmo Pará cobrou escanteio venenoso e quase surpreendeu com um gol olímpico, mais uma vez Emerson espalmou para fora. O Papão teve uma falta no finalzinho do primeiro tempo, o lateral-direito Ayrton cobrou nas mãos do goleiro Matheus Cavichioli.

Na segunda etapa, o Paysandu tentou sair mais para o jogo. Após cruzamento, a zaga do Juventude bateu cabeça e cortou mal, a bola sobrou para o Rafael Duma que pegou de primeira, mas mandou para fora. Faltou tranquilidade no lance para o zagueiro bicolor. Foi a vez do atacante Bergson aparecer na partida, em uma jogada individual pela direita, rolou a bola para o meio, Jhonnatan apareceu, dominou e chutou, mas mandou para fora perdendo a melhor chance do Papão.

Depois de levar o susto, o Juventude acordou e chegou a marcar. Leilson cobrou falta da direita no primeiro pau, Fahel desviou de cabeça para o fundo do gol e saiu comemorando, mas a arbitragem invalidou o lance marcando impedimento do volante do Alviverde. Em outro lance, Mateus Santana enfiou para Tiago Marques na área, o atacante dividiu com o zagueiro Diego Ivo do Papão e pediu pênalti, mas nada foi marcado.

Em uma falta quase que frontal para o Paysandu, Ayrton chamou a responsabilidade no lance, mas bateu muito fraco nas mãos do goleiro. O clima esquentou entre os jogadores após um lance mais duro entre Jhonnatan do Paysandu e Tiago Marques do Juventude. O árbitro acabou nem mostrando cartão e acalmou os ânimos. Em uma falha de marcação do time paraense, os donos da casa finalmente marcaram. Mateus Santana arrancou pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área para a chegada do atacante João Paulo, que bateu firme e venceu o goleiro Emerson, 1 a 0, aos 38 minutos da etapa derradeira, festa no Alfredo Jaconi. Detalhe que na hora do gol de João Paulo, o atacante Caprini, que estava no banco de reservas, se exaltou na comemoração e foi advertido pelo árbitro com cartão amarelo.

O time Gaúcho começou a administrar o resultado e quase marcou o segundo em uma jogada semelhante ao gol. Mais uma vez Mateus Santana cruzou rasteiro da esquerda e o atacante João Paulo se antecipou a zaga e bateu, mas dessa vez a bola foi por cima. Placar final em Caxias do Sul: Juventude 1 x 0 Paysandu

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE: Matheus Cavichioli; Tinga, Domingues, Micael e Pará (Wesley Natã); Fahel, Mateus Santana e Leilson; Yuri Mamute (João Paulo), Tiago Marques e Yago (Wallacer).Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

PAYSANDU: Emerson; Ayrton, Perema, Diego Ivo, Rafael Dumas (Juninho) e Guilherme Santos; Augusto Recife, Nando Carandina e Jhonnatan (Fábio Matos); Bergson (Magno) e Marcão. Técnico: Marquinhos Santos.

Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)

Assistentes: Leandro dos Santos Riberdo (MS) e Daiane Caroline dos Santos (MS)

Cartões amarelos: Yuri Mamute, Yago e Caprini (Juventude); Ayrton, Marcão e Guilherme Santos (Paysandu)

Gol: João Paulo aos 38 minutos do 2º tempo para o Juventude

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)