Por Fábio Relvas
O Paysandu Sport Club não conseguiu segurar o embalado Londrina em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Papão caiu para o Tubarão, por 2 a 0, na tarde deste sábado (21/10), no estádio do Café, em Londrina (PR). Os gols saíram logo no início do primeiro tempo, com o meia Negueba marcando aos dois minutos e o atacante Carlos Henrique aos 13 minutos. Com o resultado o Londrina foi para o 7º lugar com 46 pontos, já o Paysandu caiu uma posição e agora é 13º colocado com 38 pontos e apenas três da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Paysandu será na sexta-feira (27/10), às 20h30, no estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, contra o Criciúma-SC.
O jogo: Londrina 2 x 0 Paysandu
Embalado atuando no estádio do Café, o Londrina começou em cima do Paysandu e foi logo abrindo o placar. Aos dois minutos de jogo, Renato Augusto fez lambança na zaga bicolor, a bola foi para área do Papão, e o meia Negueba apareceu livre na segunda trave para abrir o placar, 1 a 0 Tubarão. O time paraense tentou empatar com Caion, que chutou livre de dentro da área, o goleiro César salvou o time londrinense em uma defesa com o pé esquerdo.
Apesar do lance de perigo, o time do Paysandu entrou apático em campo e sofreu o segundo gol na sequência. Em um contra-ataque fulminante, Artur ganhou da marcação e tocou para o atacante Carlos Henrique, que chutou de primeira e ampliou para o time da casa, 2 a 0, aos 13 minutos. O Papão tentou acordar para o jogo e Fábio Matos mandou um chutaço cruzado, a bola passou assustando o goleiro César. Foi o que de melhor aconteceu no primeiro tempo.
Na etapa derradeira, o time paraense tentou marcar em bola parada. Em uma boa chance de frente para a meta adversária, o lateral-direito Ayrton cobrou falta e mandou para longe uma das poucas chances do bicolor estadual. Em mais uma chagada do Papão, o mesmo Ayrton cruzou da direita para Marcão, mas na hora do cabeceio do atleta do Paysandu, a zaga chegou cortando com Dirceu, cedendo escanteio.
Quem teve a chance de ampliar foi o Londrina. O árbitro Dyorgines José Padovani de Andrade do Espírito Santo, marcou pênalti quando Ayrton do Paysandu esbarrou no Ayrton do Londrina dentro da área, aos 15 minutos. O volante Germano cobrou, deslocou o goleiro Emerson, mas a bola caprichosamente bateu na trave. O Papão chegou três vezes perigando a meta do adversário. Na primeira delas, Welinton Júnior invadiu a área e caiu pedindo pênalti, o árbitro ignorou e ainda mostrou cartão amarelo alegando simulação do atacante bicolor. Na segunda tentativa de Welinton Júnior, o jogador apareceu livre após boa troca de passes, mas mandou
para fora. O time paraense chegou a marcar depois que Welinton Júnior cruzou da esquerda para o atacante Marcão, que dominou e chutou para o fundo do gol, só que a arbitragem deu saída de bola e anulou o lance.
Após os perigos do Papão, só deu Tubarão na sequência. Destaque para o goleiro Emerson que evitou uma goleada no estádio do Café. Em um mesmo lance, o arqueiro defendeu três tentativas do atacante Alisson Safira em defesas de cinema. Já nos acréscimos Emerson apareceu de novo, na tentativa de Alisson Safira e Bidía, mas o goleiro bicolor arrancou nos pés do volante adversário. Placar final: Londrina 2 x 0 Paysandu.
FICHA TÉCNICA
LONDRINA: César; Lucas Ramon, Dirceu, Edson Silva e Ayrton; Germano, Rômulo e Jardel (Bídia); Negueba (Patrick Vieira), Artur e Carlos Henrique (Alisson Safira). Técnico: Cláudio Tencati
PAYSANDU: Emerson; Ayrton, Perema, Diego Ivo e Peri (Lucas Taylor); Augusto Recife, Nando Carandina (Welinton Junior), Renato Augusto e Fábio Matos (Jhonnatan); Caion e Marcão. Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Cartões Amarelos: Edson Silva (Londrina); Emerson e Welinton Junior (Paysandu)
Gols: Negueba, aos dois, e Carlos Henrique, aos 13 minutos do primeiro tempo para o Londrina
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Público: 2.118 presentes – Renda: R$ 31.541,00