O jogo mais esperado pela torcida do Paysandu Sport Club aconteceu na noite desta sexta-feira (9). O Papão encarou o Santos Futebol Clube, o tradicional Peixe da Vila Belmiro, em confronto válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O encontro diante do líder da competição nacional, ocorreu no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e que contou com um grande público. A Fiel Bicolor exibiu um belíssimo mosaico na entrada do time em campo.
A arbitragem deu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia aérea, que vitimou 61 pessoas em Vinhedo-SP, na tarde desta sexta-feira. O Paysandu quase abriu o placar com Cazares, que cobrou escanteio e a bola bateu no travessão. Seria um gol olímpico no Mangueirão. O Santos respondeu quando Diego Pituca colocou Guilherme na cara do gol, o atacante tocou por cima do goleiro Diogo Silva e mandou para fora.
No lance seguinte, o Peixe marcou. Rodrigo Ferreira cruzou da direita na medida para a cabeçada de Guilherme, aos 38 minutos, 1 a 0. Festa Santista em Belém. Já no segundo tempo, o volante Netinho, do Papão, cometeu falta no atacante Guilherme, e o lance foi para a revisão do VAR. O árbitro Denis Serafim, de Alagoas, expulsou o jogador alviceleste de campo, aos 31 minutos.
Com um jogador a menos, o Papão não conseguiu reagir. O time paulista aproveitou a vantagem numérica em campo e ampliou. Weslley Patati recebeu na direita, cortou para o meio e mandou para o fundo do barbante da meta do goleiro Diogo Silva, 2 a 0, aos 45 minutos. E não parou por aí. Guilherme cobrou falta com perfeição e marcou um golaço no Mangueirão, aos 52 minutos. Placar final: Paysandu 0 x 3 Santos. A torcida vaiou o time bicolor no final da partida.
Com o resultado, o Papão segue ameaçado pelo Z4 e ocupa, de momento, o 14º lugar, com 24 pontos, enquanto o Santos segue na liderança isolada e agora soma 37 pontos. O Paysandu volta a campo diante do Botafogo-SP no domingo (18), às 18h30, no Estádio Santa Cruz ou Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, duelo que será válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Por Fábio Relvas / Foto: Fernando Torres (Agif-Gazeta Press)