Por Fábio Relvas
O Paysandu Sport Club voltou ao G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Os bicolores venceram o Boa Esporte-MG, por 3 a 0, na noite deste sábado (5), no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e assumiram a vice-liderança da competição com 40 pontos conquistados. Os gols do Papão foram anotados somente no segundo tempo, por Leandro Cearense, Edinho e Betinho.
A partida: Papão é vice-líder
Apesar de está na zona de rebaixamento, foi o Boa Esporte que teve a primeira chance da partida. Após a lambança da zaga do Paysandu, Felipe Alves roubou a bola, avançou e chutou, o goleiro Emerson salvou o Papão. Só que as coisas começaram a desandar para a equipe mineira, quando o zagueiro Raphael Silva acertou uma cotovelada em Gualberto, aos 16 minutos, e foi expulso de campo.
Com um jogador a mais, o Paysandu começou a encontrar espaços na defesa adversária. O zagueiro Gualberto tentou surpreender de fora da área e quase marcou para o time da casa. João Lucas cruzou bem da esquerda para a cabeçada de Leandro Cearense, mas o atacante bicolor mandou para fora. Em mais um cruzamento na área, Leandro Cearense perdeu uma chance incrível, a torcida foi à loucura no Mangueirão.
O Boa Esporte reagiu em uma grande jogada individual do garoto Felipe Alves, que passou por três marcadores e finalizou para a defesa de Emerson. De novo a equipe mineira, em uma bola na área, Gabriel Dias cabeceou para outra importante defesa do goleiro Emerson que espalmou, quase o primeiro gol do jogo. Yago Pikachu encontrou espaço e chutou forte, o goleiro Fernando Júnior defendeu.
O Papão era todo pressão, desta vez o atacante Wellinton Júnior arrancou, entrou na área e chutou, a bola passou bem perto da meta adversária. No segundo tempo, o Paysandu voltou pressionando. Aos seis minutos, após cruzamento da esquerda, Leandro Cearense cabeceou para o fundo gol, 1 a 0 Papão! E só dava Paysandu, em um contra-ataque puxado por Leandro Cearense, o atacante tocou para Edinho que emendou por cobertura, belo gol, enlouquecendo de vez a Fiel Bicolor no Mangueirão, 2 a 0, aos 17 minutos.
O Boa Esporte sentiu os gols, e quase o goleiro Fernando Júnior entregava o terceiro, quando saiu desesperado de sua meta em um contra-ataque, mas o Paysandu não aproveitou a chance. A torcida cantava e empurrava o time em campo que correspondeu. Yago Pikachu chutou cruzado, o goleiro Fernando Júnior rebateu e o atacante Betinho só fez completar para o fundo do gol, aos 38 minutos, 3 a 0 bicola.
O Paysandu chegou outra vez no ataque com Misael, que passou por dois adversários e disparou, a bola explodiu na zaga e voltou para o ataque bicolor que bateu pela segunda vez e parou na boa defesa de Fernando Júnior. Placar final: Paysandu 3 x 0 Boa Esporte.
Ficha técnica
-
PAYSANDU: Emerson; Yago Pikachu, Gualberto (Edinho), Pablo e João Lucas; Fahel, Augusto Recife, Jhonnatan e Valdívia; Wellinton Júnior (Misael) e Leandro Cearense (Betinho). Técnico: Dado Cavalcanti.
-
BOA ESPORTE: Fernando Júnior; Wendel, Raphael Silva, Everton Sena e Léo Baiano; Gabriel Dias (Jonatas Paulista), Leonardo, Kleiton Domingues (Wallace) e Bruno Felipe; Erick Luís e Felipe Alves (Jarlan). Técnico: Nêdo Xavier.
Árbitro: Edmar Campos Encarnação (AM)
Assistentes: Marcos Santos Vieira (AM) e Roberto Soares dos Santos Júnior (AP)
Cartões amarelos: Fahel e Gualberto (Paysandu); Gabriel Dias, Bruno Felipe, Léo Baiano e Felipe Alves (Boa Esporte)
Cartão vermelho: Raphael Silva (Boa Esporte)
Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
Renda: R$ 109.307,00 – Pagantes: 8.577 – Credenciados: 1.694 – Total: 10.271