Por Fábio Relvas
Foto: Agência Macaco Velho / Paysandu
Após oito rodadas sem vencer, finalmente o Paysandu voltou a dar alegria para a sua torcida. Em partida realizada na noite desta terça-feira (24), o Papão derrotou o Guarani-SP, por 1 a 0, no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O único gol do Papão saiu de um jogador que entrou no segundo tempo de jogo: após cruzamento na área, o atacante Mike cabeceou para o fundo do barbante do Bugre, assinalando aos 15 minutos da etapa derradeira.
Com o resultado, o Paysandu foi para 21 pontos e subiu uma posição na tabela de classificação da Série B, estando agora em 13° lugar. O Papão volta a campo contra o Figueirense, nesta sexta-feira (27), às 21h30, novamente no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém. A partida será válida pela 18ª rodada da competição nacional.
O jogo: Papão 1 x 0 Bugre – Paysandu respira aliviado
O Guarani teve a primeira chance logo no início do jogo, quando Ricardinho cruzou na área e o zagueiro Diego Ivo cortou o perigo que rondava a meta paraense. Em outra tentativa do Bugre, Matheus Oliveira disparou cruzado para a boa defesa do goleiro Renan Rocha. O Paysandu reagiu com Pedro Carmona, que lançou na área e o zagueiro Edson Silva desviou, quase marcando gol contra na Curuzu.
Em uma cobrança de escanteio de Pedro Carmona, o zagueiro Everton Alemão rasgou lá atrás, afastando o perigo. Os visitantes também jogaram a bola para área e, em uma delas, Everton Alemão estava pronto para finalizar, mas o zagueiro bicolor Edimar, cortou na hora certa o que poderia ser o primeiro gol da partida. Após uma falha do zagueiro Diego Ivo, o atacante Bruno Mendes ficou na boa para marcar, mas, atento, o goleiro Renan Rocha cortou providencialmente, salvando o Paysandu.
Em uma boa triangulação bicolor, a bola ficou para Thomaz finalizar, desviando na defesa paulista e se perdendo pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Pedro Carmona levantou na área e o zagueiro Diego Ivo passou lotado, na tentativa de marcar de cabeça. Na segunda etapa, o Papão foi para a pressão. O atacante Mike, que havia entrado no time bicolor, rolou para o chute de Thomaz, que chegou batendo e a bola foi para fora.
O momento da partida era do Paysandu. Em outra bola na área, o meia Thomaz emendou uma bicicleta, o goleiro Oliveira teve que se virar para fazer a defesa para a equipe campineira. O Guarani estava jogando na base do contra-ataque e, em uma tentativa, Bruno Mendes mandou um balaço; a bola passou tirando a tinta da trave do goleiro Renan Rocha. Em um cruzamento na área, o atacante Mike desviou de cabeça para o fundo do barbante, abrindo o placar na Curuzu, aos 15 minutos, 1 a 0 Papão.
Mike entrou elétrico na partida e quase marcou o segundo gol dele e do Paysandu, após uma tentativa de bicicleta. O Bugre chegou com Rafael Longuine, que deu passe para Marcão, mas o goleiro Renan Rocha apareceu bem para abafar o lance. Em um contra-ataque bicolor, Thomaz tocou para Mike que chutou e a bola explodiu na zaga do Guarani. No último lance da partida, o lateral-esquerdo Pará cruzou, Marcão desviou de cabeça, o goleiro Renan Rocha defendeu e na sobra Rafael Longuine finalizou para fora. Placar final: Paysandu 1 x 0 Guarani.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU: Renan Rocha; Nando Carandina, Edimar, Diego Ivo e Mateus Muller (Diego Matos); Renato Augusto, Willyam (Matheus Silva), Pedro Carmona e Thomaz; Moisés (Mike) e Claudinho.
Técnico: Guilherme Alves
GUARANI: Oliveira; Kevin, Everton Alemão, Edson Silva e Pará; Willian Oliveira, Ricardinho (Marcão), Denner (Erik) e Rafael Longuine; Matheus Oliveira (Guilherme) e Bruno Mendes.
Técnico: Umberto Louzer
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
Cartões amarelos: Moisés e Thomaz (Paysandu); Everton Alemão, Edson Silva, Ricardinho e Bruno Mendes (Guarani)
Gol: Mike, aos 15 minutos do 2° tempo para o Paysandu
Local: Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém