Por Fábio Relvas – Da Redação
Com dois gols do atacante Leandro Cearense e um do meia Edinho, o Paysandu voltou a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B. No último sábado (15), feriado da adesão do Pará, o Papão derrotou o Oeste-SP, por 3 a 1, no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e subiu para a sétima colocação na tabela de classificação com 30 pontos conquistados.
O gol único da equipe do interior paulista foi marcado pelo atacante Rafael Martins. A partida foi válida pela 19ª rodada da competição, sendo a última do 1º turno.
A partida: reabilitação do Papão
Sabendo da cobrança da diretoria e da torcida, os jogadores do Paysandu entraram em campo afim de quebrar o jejum de vitórias na Série B. Logo no inicio do jogo o atacante Wellington Júnior quase marcou em um chute de fora da área, o goleiro Jeferson defendeu. Em uma cobrança de escanteio de Yago Pikachu, Leandro Cearense testou firme, mas a bola foi em cima do goleiro Jeferson.
Pressão total do Paysandu. Agora o atacante Wellington Júnior fez grande jogada individual, entrou na área e chutou, o goleiro Jeferson defendeu mais uma fez. O goleirão do Rubrão, como é chamado o Oeste, era o principal destaque da partida. Mas aos 16 minutos não teve jeito. João Lucas cruzou da esquerda e Leandro Cearense subiu com estilo testando para baixo, o goleiro Jeferson ainda tocou na bola, mas ela entrou, 1 a 0, Papão.
O Oeste tentou responder em um contra-ataque, quando o meia Mazinho foi lançado, mas acabou sentindo uma lesão na coxa direita perdendo uma boa oportunidade. O jogador teve que ser substituído pelo atacante Rafael Martins. O lateral João Lucas cruzou mais uma vez da esquerda, Fahel tentou marcar e sozinho parou na defesa de Jeferson. No final do primeiro tempo, o goleiro Ivan do Papão quase entregou, após tentar sair jogando deu de presente para Rafael Martins, mas a zaga bicolor esperta conseguir afastar.
Na etapa derradeira o Paysandu seguiu atacando. Leandro Cearense recebeu de Valdívia, fez o giro dentro da área, mas chutou para fora. O Rubrão tentou responder e Wagninho também disparou para fora. Agora foi Leandro Cearense que serviu Valdívia, o meia subiu no meio da zaga e testou firme, o goleiro Jeferson realizou um verdadeiro milagre defendendo uma bola difícil.
O time paulista esperava uma brecha para atacar e em uma delas, Fernandinho fez uma grande jogada individual passando fácil pela marcação, mas se empolgou no lance e chutou por cima da meta de Ivan. No lance seguinte, o atacante Rafael Martins invadiu a área e bateu com estilo, não dando chance para o goleiro Ivan, era o empate do Oeste, 1 a 1, aos 18 minutos. Mas a Fiel Bicolor voltou a soltar o grito de gol depois que João Lucas cruzou na medida para Leandro Cearense, que mais uma vez de cabeça mandou para a rede, aos 24 minutos, 2 a 1 Papão.
E para sacramentar a vitória, em um contra-ataque fulminante com o atacante Wellington Júnior, a zaga do Rubrão não afastou e a bola sobrou para Edinho que dominou, ajeitou e chutou com estilo marcando um belo gol no Mangueirão, 3 a 1 bicola, aos 37 minutos. Placar final: Paysandu 3 x 1 Oeste.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU: Ivan; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Ricardo Capanema (Edinho), Fahel (Djalma), Jhonnatan e Valdívia (Gilson); Welinton Júnior e Leandro Cearense. Técnico: Dado Cavalcanti
OESTE: Jeferson; Weldinho, Halisson, Ligger e Paulo Henrique (Marcelinho); Leandro Mello, Patrik Silva, Renato Xavier e Mazinho (Rafael Martins); Wagninho e Júnior Negão (Fernandinho). Técnico: Roberto Cavalo
Árbitro: Adriano Milczvski (PR)
Assistentes: Luiz Santos Renesto (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartões amarelos: Gualberto, Ricardo Capanema, Yago Pikachu e Djalma (Paysandu); Leandro Mello e Fernandinho (Oeste)
Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
Renda: R$ 205.163,00 – Pagantes: 15.709 – Credenciados: 2.226 – Total: 17.935