Por Fábio Relvas
O Paysandu segue na vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O Papão não tomou conhecimento do Santa Cruz e venceu o time pernambucano, por 2 a 1, na noite desta terça-feira (8), no estádio do Arruda, no Recife. Com o resultado os bicolores foram para 43 pontos na tabela de classificação da competição, dois a menos que o líder Botafogo-RJ. Os gols do bicola foram marcados por Jhonnatan e Betinho, enquanto que Grafite assinalou para a Cobra Coral.
A partida: Papão segue na cola do Botafogo
Precisando vencer para encostar no G4 da Série B, o Santa Cruz foi para cima do Paysandu. Logo aos dois minutos, uma falta foi cobrada na área bicolor e o goleiro Ivan saiu de soco cortando. O Papão equilibrou o jogo e Yago Pikachu lançou para Leandro Cearense, a zaga da Cobra Coral chegou rasgando. João Paulo fez um carnaval na zaga do Paysandu e saiu driblando vários adversários, mas na hora do passe acabou tocando errado.
De novo o Santa Cruz, Grafite enfiou a bola pelo meio para Diogo Campos que chutou e o goleiro Ivan defendeu em dois tempos. João Paulo cruzou bola na área e o zagueiro Dão cortou de cabeça. Pressão total dos donos da casa. Grafite ganhou a disputa com Dão e bateu, Ivan defendeu e na sobra o zagueiro Thiago Martins dominou de maneira estranha, a torcida e os jogadores do Santa Cruz pediram pênalti, mas nada foi marcado pela arbitragem.
O Paysandu esperava a hora certa para atacar. Após bobeira de Moradei, Gilson roubou a bola e lançou para Leandro Cearense que pensou muito com a bola no pé e acabou perdendo para a defesa adversária. Wellinton Júnior ganhou na corrida de Luisinho e acabou caindo dentro da área, agora são os jogadores do Papão que foram para cima da arbitragem pedindo pênalti. João Lucas reclamou demais e acabou sendo advertido com cartão amarelo.
João Paulo cobrou escanteio e o atento goleiro Ivan tirou mais uma de soco. Luisinho disparou bem, cortou para o meio, mas chutou por cima da meta bicolor. O goleiro Ivan acabou desabando no gramado e foi atendido. Pressionando a marcação lá na frente, o Santa Cruz sufocou a saída de bola dos bicolores. Em uma delas o zagueiro Thiago Martins recuou para Ivan que teve que despachar mandando um chutão para frente. Alemão saiu jogando com categoria na zaga do Santa Cruz e sofreu falta de Leandro Cearense.
O atacante Grafite ganhou a disputa com o zagueiro Dão e chutou, Ivan defendeu mais uma vez para o time paraense. Na jogada seguinte, Grafite deu um chapéu em Dão e mandou por cima da meta, quase um golaço no Arruda. O Paysandu respondeu com Wellinton Júnior que chutou cruzado rasteiro e a zaga cortou para escanteio. No lance seguinte, veio o gol bicolor. Leandro Cearense enfiou uma bola na medida para Jhonnatan, que cortou Vitor e bateu firme para estufar a rede adversária, 1 a 0, aos 32 minutos.
Em outro ataque do bicola, foi à vez de Jhonnatan lançar para Leandro Cearense, mas a arbitragem apontou impedimento. O Santa respondeu com João Paulo que cruzou para Grafite, o atacante não conseguiu cabecear e abola sobrou para o chute de Lúcio, que pegou mal e mandou para fora. Leandro Cearense teve tudo para ampliar depois que recebeu lançamento, mas tentou por cobertura e errou a finalização.
Logo no inicio da segunda etapa, o atacante Leandro Cearense sentiu uma lesão e desabou no gramado. O técnico Dado Cavalcanti foi obrigado a mexer e colocou Betinho em campo. O Santa Cruz alçou bola na área, Alemão recebeu livre e chutou, Ivan defendeu e a arbitragem parou marcando impedimento no lance. Aos nove minutos a Cobra Coral chegou a marcar, quando Lúcio cruzou para Grafite, que desviou para a chegada de João Paulo, o meia do Santa mandou no canto, mas a arbitragem marcou outro impedimento para a loucura do time da casa. A torcida começou a incentivar o time da Cobra Coral em busca do empate. João Paulo recebeu lançamento dentro da área e em uma disputa no ar com o zagueiro Thiago Martins, a arbitragem sinalizou pênalti. Grafite cobrou no canto esquerdo, o goleiro Ivan foi nela, mas não alcançou, aos 15 minutos, tudo igual no Arruda, 1 a 1.
O atacante Welliton Júnior do Paysandu caiu no gramado sozinho e pediu atendimento. O Papão não sentiu o gol de empate e buscou o segundo. Yago Pikachu cruzou para Betinho, Alemão chegou em cima da hora para fazer o corte. A resposta do Santa Cruz veio imediata, quando Lúcio cruzou para Anderson Aquino que meteu de cabeça, Ivan desviou e a bola explodiu no travessão.
O jogou ficou corrido com os dois times buscando o gol da vitória. Luisinho do Santa arrancou bem pela direita e cruzou rasteiro, João Lucas chegou firme na marcação e mandou para escanteio. Agora foi a vez de Augusto Recife do Papão cair em campo sentindo cãibras. João Paulo cruzou na área, Fernando Lombardi cortou de cabeça, mas a bola sobrou para Alemão que disparou e o goleiro Ivan defendeu.
O Papão deu o troco e foi fatal. João Lucas roubou a bola e cruzou para o atacante Betinho, que desviou meio que sem querer e mandou a bola para o fundo do gol, 2 a 1 Paysandu, aos 37 minutos. O Santa Cruz foi para o desespero, quando Grafite cruzou, Yago Pikachu cortou mal e Fernando Lombardi quase marcou gol contra, a bola foi pela linha de fundo. Na última tentativa do jogo, João Paulo cruzou, Ivan saiu do gol e fez à defesa, o atacante Grafite trombou com o goleiro do Papão e mandou para o fundo da meta, mas a arbitragem já tinha marcado falta. Placar final: Santa Cruz 1 x 2 Paysandu.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Neris e Lúcio (Bruno Moraes); Wellington, Daniel Moradei (Renatinho), Luisinho e João Paulo; Diogo Campos (Anderson Aquino) e Grafite. Técnico: Marcelo Martellote
PAYSANDU: Ivan; Yago Pikachu, Thiago Martins, Dão (Fernando Lombardi) e João Lucas; Augusto Recife, Gilson, Jhonnatan e Carlinhos (Edinho); Welinton Junior Leandro Cearense (Betinho). Técnico: Dado Cavalcanti.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza (PR) e Rafael Trombeta (PR)