PC prende no sul do Pará um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Estado

Geraldo Daniel de Oliveira foi preso em flagrante por crimes ambientais no município de São Félix do Xingu.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil prendeu em flagrante Geraldo Daniel de Oliveira, mais conhecido como Geraldinho, por crimes ambientais cometidos na Fazenda Ouro Verde, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu, no sul do Estado. Ele é considerado um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Pará. A prisão aconteceu durante o segundo dia da “Operação Outsiders”,  que em português significa forasteiro. O nome é dado às pessoas vindas de outros estados para atuar no desmatamento em terras no Pará.

Também foram autuados dois funcionários da fazenda por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia, Geraldinho teve um mandado de prisão expedido pela Justiça do Pará em 2019, mas ficou foragido até conseguir um habeas corpus, retornando para a área onde foi autuado.

A Operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) teve apoio das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Cerca de 50 agentes integraram as ações, que tiveram início na última quarta-feira (08).

O objetivo da operação é coibir e combater o desmatamento em áreas de responsabilidade do governo do Estado, e responsabilizar os infratores para evitar novos casos de degradação ambiental. A maioria dos responsáveis pelo desmatamento na APA é oriundo dos estados de Goiás, Espírito Santo e Tocantins.

“Reiteramos que a operação Outsiders segue em andamento para que a gente possa continuar a combater o desmatamento ilegal, pois antes de deslocar a gente faz um serviço de inteligência e já saímos com alguns alvos levantados tanto pela Inteligência quanto pela Semas, sabendo quem eram os principais exploradores, identificando que a maioria deles são de fora do Estado, dentre eles o Geraldinho, do Estado de Goiás”, pontuou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Reduções

O Pará registrou uma redução do desmatamento. Em maio, a diminuição foi de 53% em terras de responsabilidade do Estado, ao comparar com o mesmo período de 2021. Os dados são do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A diminuição em áreas de governança do Estado é maior do que a redução alcançada em todo o território paraense, ou seja, somando as áreas estaduais e federais, que atingiu a marca de 49% ao comparar o quinto mês do ano, de 2021 e 2022.