A bola rolou na manhã desta sexta-feira (2) para a disputa da final do Campeonato Paraense da Série B2, a terceira divisão do estadual. O Pedreira não tomou conhecimento e goleou o time do Amazônia pelo placar de 4 a 0, em partida realizada no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém, que pertence ao Tuna Luso Brasileira. As duas equipes conquistaram o acesso para a Segundinha do Parazão que começa no dia 30 de agosto.
Mas a final não teve o brilho que merecia. É que o Pedreira, o chamado Gigante da Ilha, por sua sede na Ilha de Mosqueiro, não recebeu o troféu de campeão. A competição havia sido paralisada por conta de um imbróglio – uma briga judicial envolvendo outras equipes – e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) optou por não homologar o resultado da decisão do campeonato.
A Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmou o acesso das duas equipes, que estarão presentes na Segundinha do Parazão. Além do Parauapebas, a equipe do Sport Belém, também desistiu da competição, que agora terá 16 equipes. Antes das desistências, a FPF já havia definido os grupos e até mesmo a tabela com as duas primeiras rodadas, mas agora deverá realizar um novo sorteio com as equipes que confirmaram presença.
Por Fábio Relvas