Mais de 1 trilhão de reais: isto é quanto o brasileiro já pagou de tributos de 1º de janeiro a 1º de setembro deste ano. Valor que daria para construir mais de 38.173.843 casas populares de 40 m2, ou erguer 27.835.499 postos policiais equipados ou ainda fazer mais de 96.819.127 salas de aula equipadas. As informações são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
A fim de alertar a população sobre os impostos que são cobrados no dia a dia e solicitar a correta, efetiva e transparente aplicação dos tributos, o Conselho de Jovens Empresários de Marabá (Conjove) realizará o Feirão do Imposto nos próximos dias 10, 11 e 12 deste mês.
O evento na cidade vizinha acontece desde 2010 e conta com o apoio da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) do Brasil, da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), do Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom) e de empresas locais que são mantenedoras da ação.
Na programação do feirão: venda de combustíveis, carros, motos, máquinas pesadas, máquinas agrícolas, piscina, chopp. Além disso, lojas do Shopping Pátio Marabá comercializarão produtos e serviços, todas sem incidência de impostos, como também será realizada exposição de produtos com e sem valor de impostos.
Segundo o presidente do Conjove, Caetano Candido dos Reis Neto, a finalidade é impactar a população marabaense mostrando como funciona o sistema tributário brasileiro e quanto cada brasileiro paga de impostos na esfera municipal, estadual e federal. “O objetivo é formar cidadãos mais conscientes e que possam realmente lutar para que o País tenha uma carga tributária justa e que os impostos sejam recolhidos e retornem em benefícios para a população”, observa.