A primeira pesquisa realizada em Marabá, pelo instituto Doxa, sobre as intenções de voto para prefeito, nas eleições de 6 de outubro deste ano, aponta dois resultados: na consulta estimulada, onde o entrevistador oferece uma lista com os nomes dos concorrentes ao entrevistado, o pré-candidato Chamonzinho tem 46,2% das intenções de voto, contra 23,2% de pré-candidato Tony Cunha, seguido de Dirceu ten Caten (11,4%), Fábio Moreira (3,1%) e Irismar Melo (0,7%).
Mas na sondagem espontânea, onde o entrevistador pergunta “em que você votaria para prefeito, se as eleições fossem hoje?”, sem citar nomes de candidatos, o cenário é totalmente diferente; Chamonzinho também sai na frente, com 16,7%, seguido de Tony, com 12,3%, Dirceu ten Caten (4,6%), Fábio Moreira (1,6%) e Irismar Melo (0,2%).
Porém, considerando que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, o resultado aponta empate técnico. E mais: também na espontânea 62,2% dos entrevistados na amostragem nem sequer sabem ainda em quem vão votar.
No quesito rejeição, quando a pergunta é “em quem você não votaria para prefeito de Marabá?”, o nome de Tony Cunha vem na frente, com 12%, seguido de Dirceu ten Caten (6,1%), Irismar Melo (4,6%), Chamonzinho (4,6%) e Fábio Moreira (2,3%).
A pesquisa também avaliou a administração do prefeito de Marabá, Tião Mirada, a atuação do governador do Estado, Helder Barbalho, e o desempenho do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Tião Miranda obteve 71,1% de aprovação e 15,3% de reprovação. Helder foi aprovado por 64,5% e desaprovado por 19,5%; e Lula, provado por 52% e reprovado por 36,8%.
Ficha técnica da pesquisa
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-05361/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Marabá (PA)
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 605 entrevistas
Período: 15 a 17 de julho de 2024
(Eleuterio Gomes, de Marabá)