PF investiga, em Marabá, suspeita de fraude de servidores do INSS

Operação, que acontece também em São Luís e São Mateus, no Maranhão, apreendeu dinheiro em espécie e evitou maior prejuízo previdenciário
Dinheiro encontrado

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Gerontes, para combater crimes de fraudes previdenciárias no Pará e no Maranhão. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar, bem como afastamento de sigilo de dados telemáticos e penhora de bens de servidores no INSS, nas cidades de São Luís (MA), São Mateus (MA) e Marabá (PA). Além de dois veículos, foram apreendidos R$11.765, celulares e aparelhos eletrônicos na posse dos alvos. Ninguém foi preso. 

A suspeita é que servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Pará e Maranhão inseriram informações falsas no sistema da autarquia federal, a fim de possibilitar a contratação de empréstimos consignados de aposentados, gerando prejuízos em diversas instituições financeiras.

Da mesma forma, utilizaram documentos falsos e informações ideologicamente falsas para conseguir deferimento de aposentadorias por idade do trabalhador rural, de idosos que não teriam direito ao benefício.

Até o momento, já foram localizados dois benefícios concedidos com o mesmo método ilegal, gerando um prejuízo para os cofres públicos estimado em R$ 59.486,47.

Confirmadas as hipóteses criminais investigadas, os envolvidos responderão pelo crime de estelionato previdenciário.

(Comunicação Social da Polícia Federal em Marabá)