PGM se pronuncia sobre mudança do nome do aeroporto de Carajás para Parauapebas

Continua depois da publicidade

O Blogger provocou ontem a Procuradoria Geral do Munícipio de Parauapebas para que informasse sobre a atual situação da mudança do nome do aeroporto em Carajás para Parauapebas, já que foi prevista a data de 25 de agosto de 2011 para que entrasse em vigor a emenda da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC que definiu a localização do Aeroporto Carajás na cidade de Parauapebas (PBS), e não mais no distrito de Carajás (CKS). A resposta veio via e-mail, enviado por Hugo Leonardo Abas Frazão, procurador, a quem desde já agradeço a atenção. Eis o inteiro teor do e-mail:

  A questão ainda não foi inteiramente resolvida, embora a ANAC e a Aeronáutica já tenham providenciado a alteração nas Cartas aeronáuticas oficiais para constar “Parauapebas” como identificação do Aeroporto Carajás.

No entanto, permanece a luta no sentido de alterar a identidade do “aeródromo”, termo este que simboliza a principal localidade atendida pelo Aeroporto. Hoje o “aeródromo” do Aeroporto Carajás ainda é denominado “Carajás”. Somente após isso poderemos exigir das empresas aéreas que sigam a referência “Parauapebas” para tratar dos voos de ida e volta ao Aeroporto Carajás.

A mudança do nome do aeródromo é de iniciativa privativa do Administrador Aeroportuário, que é, no caso, a INFRAERO.

Então, a ideia é a seguinte: o Aeroporto Carajás terá como endereço oficial a cidade de Parauapebas e “Parauapebas” será o termo usado pelas empresas TRIP, Passaredo e SETE como destino dos voos desse Aeroporto.

Realizamos no dia 08 de fevereiro uma grande reunião na sede da Procuradoria Geral do Município com a presença da INFRAERO, ICMBIO, VALE, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Secretaria Municipal do Meio Ambiente buscando solucionar de vez a questão.

Todos concordaram que não existe mais motivo para que o aeródromo permaneça identificado pelo nome “Carajás”, inclusive a Empresa Vale.

Ficou decidido que a INFRAERO solucionaria de vez a questão, desde que o Prefeito de Parauapebas encaminhasse pedido diretamente ao Presidente Nacional da INFRAERO. O pedido foi providenciado no dia 24/02/2012.

Estamos aguardando o retorno da INFRAERO .

9 comentários em “PGM se pronuncia sobre mudança do nome do aeroporto de Carajás para Parauapebas

  1. Anônimo Atento Responder

    A Procuradoria descobriu a pólvora!Lógico que a mudança do nome do aeroporto terá que partir da INFRAERO, a quem cabe administrar os aeroportos brasileiros.As empresas aéreas ,mediante determinação da Infraero,imediatamente passarão a adotar o nome “Aeroporto de Parauapebas”.Esse episódio, que se arrasta há mais de um ano, é um significativo exemplo de uma administração sem qualquer bússola,rota ou radar,para se valer de uma linguagem-digamos- de aviação, que não consegue resolver os problemas,por menores que sejam.

Deixe seu comentário

Posts relacionados