Em comemoração ao ano internacional das florestas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) deu início nesta segunda-feira, 21, às atividades da 15ª Semana da Árvore, com o tema “floresta, essa riqueza é nossa. Valorize, preserve!” A abertura do evento foi marcada com um plantio de cerca de 80 mudas de ipês na Av. Rio Grande, em frente ao Ginásio Poliesportivo de Parauapebas e contou com a presença de autoridades locais.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ginaldo Rodrigues, a importância do evento se dá pelo fato de vivermos praticamente dentro da floresta. “É importante que a comunidade valorize e cuide de nossas florestas. E a semana da árvore é um momento de reflexão e de incentivo à comunidade a debater sobre esse assunto em suas casas, nas escolas, universidade, igrejas, pois é uma realidade nossa. Vivemos praticamente dentro da floresta e precisamos valorizá-las e preservá-las”, destacou Ginaldo.
O Secretário Municipal de Administração, Luiz Vieira, que na ocasião representou o Prefeito Darci Lermen, enfatizou que cuidar do meio ambiente é um desafio que deve ser adotado por cada cidadão. “Precisamos nos sentir responsáveis, donos de todos esses bens naturais. É importante que a comunidade plante, mas que também ela cuide das árvores no seu dia-a-dia. Elas, além de tornarem nossa cidade mais bonita, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. Precisamos cuidar de nossa casa, do nosso planeta”, frisou o Secretário.
O Vereador Wolner Wagner de Sousa parabenizou a iniciativa do Governo Cidadão em trazer essa discussão para a comunidade, destacando que as questões ambientais são um assunto que preocupa o mundo todo e é urgente a necessidade de se conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
2011 – Ano Internacional das florestas
Com o tema “Florestas para o povo“, 2011 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano internacional das florestas. O objetivo é provocar em todos os países ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, mostrando que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, como a perda da biodiversidade e agravamento das mudanças climáticas. Parauapebas aderiu a esta causa e na 15ª Semana da Árvore comemora este ano com uma programação especial. Confira a programação e participe.
Texto: Beatriz Sales
4 comentários em “Plantio de Ipês marca o primeiro dia da 15ª semana da árvore”
O Resultado de nossos Atos:
.
.
http://pontodoconhecimento.blogspot.com/2011/03/resultado-dos-nossos-atos-queimadas.html
Vejam essas fotos:
.
http://pontodoconhecimento.blogspot.com/2010/09/desmatamento-esta-acabando-nosso.html
Bejam esse vídeo e reflitam sobre nossa realidade!
.
http://pontodoconhecimento.blogspot.com/2011/03/sos-meio-ambiente-resultado-de-nossas.html
Ao meu ver, esse tipo de evento, ou seja um evento com essa finalidade pode que não seja hoje muito valorizado, mais falar sobre nossas florestas e em si as arvores, vai ser uma dos assuntos mais importantes que existe, as pessoas ainda não se deram conta do valor que uma arvores tem, é tão grande que se soubessem haveria uma revolução para a inibição dos acontecimento que vem havendo em nosso cotidiano.
As arvores, tendo em abundância é capaz de inibir todos os males em relação a natureza, tudo pode ser resolvido pelo simples valor de uma árvore, isso é uma coisa que nem todos os humanos ainda não sabem, mas ao se falar de Tempestades, Anchorradas, Enchentes, Aquecimento Global, Escacês dos animais etc. todo pode ser resolvido com uma floresta, com um plantio rico, com arvores em todo lugar, e um milionário investimento em comunicação social. tudo nesse sentido ajudaria o nosso planeta. porém nada acontece sem o consenso da sociedade.
Esses tipo de evento em Parauapebas deveria ser uma coisa continua assim como em todo o território nacional, mas infelizmente só acontece em dias de comemoração e após isso, acaba-se em nada, para uma bom resultado contínuo nesse tipo de iniciativa tem-se que ter uma equipe contínua, e não apenas fazer por fazer ou seja para está promovendo a política municipal que está uma coisa vergonhosa.