A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade relatório do projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Fernando Coimbra (PSD), que propõe a realização de plebiscito no município de Curionópolis para ouvir a população local sobre a troca do nome da cidade para ser denominada Serra Leste.
O projeto deve entrar na pauta do plenário para votação definitiva nesta quarta-feira (27). A partir da aprovação da matéria, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) providenciar a realização da consulta popular dento de um prazo de 180 dias.
Curionópolis é um município localizado no sudeste do Estado o Pará, formado a partir da exploração do ouro de Serra Pelada na década de 1970. O nome do local se refere ao major reformado do Exército Sebastião Curió, militar que atuou na repressão do governo militar aos críticos do regime. Ele é acusado pelos militantes dos direitos humanos de tortura e pela morte de guerrilheiros que atuaram na região do Araguaia.
Porém, o autor do projeto afirma que a mudança proposta para mudar o nome do município tem o condão apenas de ligar a nomenclatura da cidade ao principal relevo geográfico da região, que é a Serra Leste, um complexo mineral que abriga uma das maiores jazidas de ferro do mundo.
Fernando Coimbra explica que a realização do plebiscito é uma forma democrática de ouvir o anseio da população, pois várias lideranças políticas e entidades locais já deram demonstração de que desejam que Curionópolis passe a se chamar Serra Leste. “Este nome cria projeção regional, nacional e internacional, ajuda a alavancar o turismo na região, por isso acho que devemos oportunizar a população de Curionópolis a decidir o que quer para sua cidade”, explica o deputado.
Fonte: Diário do Pará
12 comentários em “Plebiscito: município de Curionópolis pode passar a se chamar Serra Leste”
ESSE PILANTRAN DESTE DEPUTADO, DEVERIA PROCURA O QUE FAZER, EU ACREDITO QUE EXISTE OUTROS PILANTRAS POLITICOS, AQUI DE CURIONOPOLIS QUE ESTÃO ,POR TRAS DE TUDO ISSO.
SERRA LESTE E MUITO FEIO MUDA LOGO, PARA CHAMOLANDIA, OU CHAMONOPOLIS,
Até onde vai o ódio, a vingança de alguns políticos, que se prestam a esse tipo de situação, só para satisfazer seus egos e interesses pessoais tentam manipular o povo. Caro deputado e prefeito, tem coisa bem melhor para se preocupar. Cadê as melhorias em Serra Pelada, e na Zona Rural de Curionópolis. O povo está “ilhado”, devido as péssimas condições das estradas, e vocês ai preocupados em mudar o nome da cidade.
e gostaria de saber quem foi que pediu pra esse deputado mudar o nome do municipio, sou comerciante e mesmo se esse deputado pagasse todas dispesas q virao com a mundança de nome , mesmo assim votarei contra pois nossa cidade precisa de muita coisa antes de mudar de nome.
sou morador em Curionopolis ha 20 anos custo a entender qual e obeneficio que traz para população, ou para pliticos porque endendo que financeiramente não trara a ninguem,e bem provavel que gera e custo haja visto que quando se muda o nome de alguem,devera também ser efetuado outro registro nos orgãos competente tais como junta comercial,receita,secretaria da fazenda,por favor alquem me rseponde quem arcara com tais despezas ok
muito bem lembrado, sou proprietario de uma empresa e acredito que terei como resultado dessa mudança,e só prejuizo para meu bolso,porque certamente terei que fazer mudanças no cadastro da empresa juntoa receita federal e junta comercial..ninguem merece um presente deste cara>>>>>>>>
caro deputado mora em curionopolis ha 20 anos e se minha memoria não falha, coisa que não acredito, não me lembro que v,sa.senhoria tenha feito em curionopolis uma reunião sequer,mas tudo bém,gostaria de saber quem ganha com isso,lembro a v.sa exelencia por ex.ao muadar nome de uma pessoa precisa-se mudar tambem seu registro de nascimento,obs no caso de empresa quem vai pagar esta conta?
Tem que mudar esse nome horrível, o povo do Trinta merece.
Que desculpa mais esfarapada desse Deputado. Se fossemos usar o mesmo raciocínio, Parauapebas teria que se chamar Serra dos Carajás. Caro Deputado é melhor Vossa Excelência apresentar realmente projetos que tragam emprego e renda para a população e não ficar nessa de mudar nome de cidade. E dizer que isso não tem cunho político. Fala sério!
Mais um vez vão usar o povo para realizar ações de interesse particular.
Porque não “TRINTA”…esse eu garanto, todo mundo conhece, …
Na verdade , o exercito não combatia os inimigos do sistema, mas, os comunistas que queriam implantar um outro regime político, da mesma forma que faria hoje , se tivesse que defender a constituição federal
Antes era um CU, agora melhorou tem que trocar mesmo o nome da cidade. Pois esse nome lembra uma pessoa que fez mau a esta nação.