Uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) proporcionou, pela primeira vez na história do município, a instalação de 5 pluviômetros automáticos.
Os aparelhos metrológicos que são responsáveis por medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquido da chuva, foram instalados, estrategicamente, próximo às áreas de risco do município nos Bairros Novo Brasil, Palmares Sul, Beira Rio, Complexo Altamira e na captação I do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
De acordo com Pedro Jacques, coordenador da Comdec, os pluviômetros vão facilitar ainda mais as ações do órgão, colaborar com a prevenção de desastres e minimizar os desastres. “Os aparelhos vão nos proporcionar mais conhecimento sobre o índice pluviométrico da cidade. Melhoram a precisão do monitoramento e proporcionam mais segurança nas operações da Defesa Civil”, disse.
Segundo Antonio Jacó Ribeiro, coordenador adjunto da Comdec, os equipamentos não necessitam de energia elétrica para funcionar e as informações são enviadas de forma automática. “Todos os dados são captados e transmitidos para uma central em Campinas, no estado de São Paulo, tudo pode ser acessado diretamente no site www.cemaden.gov.br”, frisou.
A Comdec é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). A manutenção dos aparelhos é feita pelo Cemadec, porém as entidades parceiras são responsáveis pela conservação e guarda dos equipamentos.
Texto: Ascom PMP – Fotos: Irisvelton Silva