Com o fim do lokdown, a Polícia Militar iniciou, na última segunda-feira (25), a operação “Combate à Covid-19 – Distanciamento Controlado”, com foco na fiscalização de locais públicos e no controle do fluxo de pessoas, a fim de evitar aglomerações. A operação ocorre na grande Belém e nos municípios do interior do estado em cumprimento ao Decreto Estadual Nº 777/2020, que determina medidas de distanciamento controlado em todo o Pará após o fim do lockdown.
A fiscalização da Polícia Militar está sendo realizada em portos, aeroportos, terminais rodoviários e hidroviários. Também foram intensificadas as fiscalizações nas feiras de rua e mercados de todos os municípios, além de abordagens e orientação da população no uso de máscaras e no distanciamento mínimo entre as pessoas.
De acordo com o comando-geral da corporação, as ações da PM foram distribuídas em frentes de atuação durante operação “Combate à Covid-19 – Distanciamento Controlado”. A corporação detalha que foi ampliado a fiscalização nos bancos e casas lotéricas por conta do pagamento da segunda etapa do Auxílio Emergencial, onde é observado a obediência as regras de controle de pessoas, limitando a entrada a um membro por família e a lotação máxima a 50% de sua capacidade, com distanciamento mínimo de 1,5 metro para pessoas com máscara, e os locais já citados
Nas feiras de rua, os policiais verificam se estão sendo fornecidas alternativas de higienização (água e sabão e/ou álcool em gel) para os clientes, se estão impedindo a circulação de pessoas sem máscaras e observando o horário de funcionamento, que é 06h às 12h. Esses locais estão sendo fiscalizados diariamente pelos policiais militares, que tem autorização para autuar os comércios cujo funcionamento não estiver funcionando em conformidade com o Decreto Estadual.
Também está sendo fiscalizado a proteção às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, sob responsabilidade do estado, e aos estabelecimentos e locais de serviços essenciais. Houve reforço de policiamento nas imediações de postos de combustíveis, supermercados, clínicas, farmácias, laboratórios, agências bancárias, centros lotéricos e de outros serviços essenciais, a fim de coibir roubos, furtos, saques e arrombamentos.
Para evitar o desabastecimento de gêneros alimentícios e materiais de primeira necessidade (urgência e emergência), a Polícia Militar está dando apoio aos profissionais de transportes de carga, garantindo a segurança nesses locais. Ainda foi reforçado a fiscalização para coibir o funcionamento de serviços e atividades não essenciais, como eventos, reuniões, manifestações, carreatas e/ou passeatas. “A PM está atuando na fiscalização do cumprimento das medidas determinadas no Decreto Estadual nº 777/2020, que continua proibindo o funcionamento de serviços não essenciais, como shopping center”, explica o comando da corporação.
(Tina Santos)