Por volta das 15h30 de ontem, quarta-feira (4), uma guarnição do GTO (Grupamento Tático Operacional), do 4º BPM, apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, de Parauapebas, Kelwen Júlio Mota e Jhonys dos Santos Silva. Eles são acusados de participar de uma quadrilha de roubo e desmanche de motocicletas e de arrombamento e furto de residências.
O flagrante aconteceu em uma casa localizada na equina das ruas Serra Azul e Tocantins, no Bairro Nova Carajás, a partir de investigações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, após uma moto Yamaha Crypton, roubada, ter sido abandonada em local baldio. No levantamento, um dos criminosos foi identificado, assim como o endereço dele.
No momento em que os homens do GTO entraram no local, Kelwen e Jhonys estavam desmontando uma motocicleta Honda/CG Titan, cor preta, com o número do motor raspado. Os PMs também encontraram as motocicletas: Honda POP, cor preta, placa OTT-6473 e Honda POP, vermelha, placa QEJ-1983. Ao consultarem as placas no Sinesp Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), constataram que esta última era produto de roubo/furto.
Indagados a respeito das motos encontradas no local, os acusados disseram aos policiais militares que eles haviam furtado a motocicleta POP preta no sábado, 31 de julho e que a POP vermelha havia sido roubada em Altamira. Mas não explicaram sobre a CG Titan.
Em outro compartimento do imóvel, os policiais encontraram uma mala contendo dez argolas douradas, cinco cordões dourados, um cordão preto, uma pulseira dourada, 20 pares de brincos, dez bonés, uma mala de cor cinza, uma caixa de som e 01 passaporte em nome de Ronelde dos Santos Silva.
Com base nas informações contidas no passaporte, os policiais militares entraram em contato com a mulher e ela informou que sua casa havia sido arrombada recentemente. Na Delegacia de Polícia Civil, ela reconheceu todos os objetos.
(Caetano Silva)