Durante intervenção policial na tarde de ontem, quarta-feira (2), uma guarnição da Rotam (Ronda Ostensiva Tática de Marabá) matou Jordão Ferreira da Silva, ao ser ameaçada por ele, que estava armado com um revólver calibre 22 e fazia uma mulher refém. O fato se registrou na Rua Dois de Fevereiro, Bairro dos Minérios, em Parauapebas, por volta das 13h30.
Os PMs de Marabá estavam em Parauapebas em missão de busca e prisão, em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar, de uma dupla de assaltantes que matou, com um tiro na cabeça, na manhã de ontem, o policial militar Dos Santos,
A equipe da Rotam fazia varredura no Bairro dos Minérios, quando foi abordada por várias senhoras, denunciando que um desconhecido estava invadindo quintais e pulando muros das casas daquela área como se estivesse fugindo.
Dentro de uma das casas que invadiu, Jordão Ferreira da Silva, ao perceber a aproximação dos homens da Rotam, manteve duas mulheres, mãe e filha, reféns. Entretanto uma delas conseguiu se desvencilhar e correu, pedindo ajuda, gritando que sua mãe estava sendo mantida refém por um homem armado.
Ao entrarem no imóvel, os PMs foram surpreendidos por Jordão Ferreira da Silva, apontando um revólver para guarnição. Diante do perigo iminente, um dos polícias efetuou dois disparos contra o acusado, que foi atingindo mortalmente na região do tórax. Além da arma, foram encontrados com ele 6 gramas de maconha. Jordão é apontado com um dos assaltantes que participaram da execução do soldado Dos Santos.
Ainda no início da tarde de ontem, Silvane Ferreira de Almeida Júnior, também procurado por ter assassinado o soldado Dos Santos, caiu sob saraivada de balas ao tentar atirar contra uma guarnição do 23º BPM que o caçava no Bairro dos Minérios, onde o cercaram. Silvane, no entanto, tentou furar o cerco armado com um revólver calibre 38, mas não teve chance de disparar.
Apontou espingarda para a PM e morreu
Já no final da tarde, por volta das 18h40, quem também teve a vida e a carreira de crimes encerradas pela Polícia Militar foi o assaltante Dailson da Conceição Sousa. Após assaltar vários estabelecimentos comerciais no Bairro Cidade Jardim, ele foi denunciado à Polícia Militar e localizado em imóvel da Rua 32, no Bairro dos Minérios. Ao abrir a porta da casa, Dailson recebeu os PMs apontando para eles uma espingarda calibre 28, a mesma que utilizou para coagir as vítimas dos assaltos que praticou. Entretanto, antes que pudesse disparar, foi baleado pelos PMs e morreu.
Dos Santos é homenageado pelos colegas do 23º BPM
Na manhã desta quinta-feira (3) policiais militares do 23° Batalhão de Policia Militar, de Parauapebas, realizaram homenagem ao soldado Emerson Brito dos Santos, assassinado ontem no Bairro Cidade Jardim. O cortejo passou em frente ao quartel onde todos os policiais bateram continência em memória do militar. De Parauapebas, o corpo de Dos Santos seguiu para Marabá onde será sepultado.
(Caetano Silva)