A Polícia Civil prendeu em flagrante o estudante de medicina Elizeu da Silva Barreto, 29 anos, pelos crimes de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará. Ele foi preso no Hospital Municipal, logo após assinar e carimbar receitas médicas usando o nome de um médico que trabalha na unidade de saúde e que está legalmente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). A prisão ocorreu na terça-feira (7).
Segundo o delegado Bruno Fernandes de Lima, da Delegacia de Eldorado dos Carajás, no início deste ano a Polícia Civil recebeu comunicado da Polícia Federal com denúncias sobre a atuação de dois homens, de nomes Elizeu e Naldo, que estariam exercendo ilegalmente a medicina no Hospital Municipal. Um deles, Naldo, foi identificado como um ex-funcionário do hospital. Após tomar conhecimento das informações, o delegado passou a investigar os fatos. Ele localizou duas testemunhas que contaram ter se consultado com um suposto médico no hospital. Ele foi identificado depois como Elizeu Barreto.
Segundo os relatos, o falso médico forjava a assinatura e usava o carimbo com o nome e registro no CRM do médico Carlos Osário Lacerda, que é funcionário do hospital. Uma das testemunhas viu o estudante assinar e carimbar a receita médica com o carimbo do profissional. Outra viu o acusado assinar o documento. Diante dos relatos, o delegado seguiu até o hospital municipal para deter o falso médico, que dava consultas no local. Ali, em um consultório, os policiais evidenciaram mais uma prova do exercício ilegal da medicina: Eliseu atendia outro paciente em um consultório. Foi encontrada, com o paciente, uma receita médica já assinada e carimbada.
Elizeu foi conduzido para a sede da Delegacia de Eldorado dos Carajás, onde foi autuado em flagrante por exercício ilegal da medicina, com base no Artigo 282, e por falsidade ideológica, segundo o Artigo 299, do Código Penal. O estudante que estaria prestes a concluir o curso superior em uma faculdade na Bolívia permanece preso à disposição da Justiça.
O delegado Bruno de Lima explica que o médico Carlos Lacerda será chamado para prestar esclarecimentos na próxima semana. Quanto ao outro suspeito de envolvimento no crime, o ex-funcionário Naldo, o delegado irá intimá-lo para comparecer à delegacia, já que as denúncias são de que ele também chegou a se passar por médico para consultar e assinar receitas médicas a pacientes no hospital. (APN)
7 comentários em “Polícia Civil flagra exercício ilegal da medicina em Eldorado dos Carajás”
…..Dr google ele atendia as pessoas consultando no google
várias pessoas já foram atendidas assim sem falar no
atestados falsos que ele fornecia… cadeia mesmo e não
digam que é mentira … ele receitava cada remédio que
não tinha nada haver com a doença… não tem crm não
é medico estudou na bolivia pq não trabalham lá…
ESTES JORNALISTAS PC… COMO ESSE ZEDAC. FICA PUBLICANDO CONVERSINHA DE MARIA VAI COM AS OUTRAS…..SE LIGA PC…
Brasil!!!
Mostre a tua cara!!
Quero ver quem paga pra gente ficar assiiiiiim…
Infelizmente, é triste ver certas situações que ainda acometem nossa cidade… E quem sobre é a população…. Infelizmente não é o primeiro caso que ocorre em nossa cidade…. Assim como Médicos Práticos, temos os Dentistas Práticos… Que a População tenha consciência de exigir o carimbo e a CRM ou CRO pro profissional que venha a lhe atender… E vamos acabar com essa de ter pessoas sem autorização legal para atender em nossos postos de saúde e Hospitais….
Vc esta faltando com a verdade! o Elizel foi detido,,,e liberado no dia 08/01/2013! onde o mesmo provou que e medico estagiário,,,por custodia do Dr Carlos. o mesmo NAO ESTA PRESO!,,,vá a delegacia se informe! ou melhor procure o juiz da comarca de Curionopolis!
Defende seu primo… ele passou mal pq ele sofre do
coração e toma ranitidina que não tem nda haver com
coração.. ele não sabe consultar nem ele proprio… kkkk.
brincadeira a secretária de saúde não conhece nem um
bistori imagina quem é dr ou não … culpa do prefeito
ficam tapando o sol com peneira … gasta 10.000,00 com
um falso medico com pena de pagar os que tem crm.
Boa noite Zé, li sua matéria, mas você não está colocando os fatos como de fato são esse médico nem foi preso, só ficou na delegacia uns 30 minutos ele é cardíaco e o teve um inicio de infarto lá dentro, ficou trancado na sela sem socorro caído pois o delegado saiu para uma diligencia e levou a chave da carceragem com ele. Nesse momento o médico desmaiou e ninguém conseguia socorrê-lo pois a selas estavam fechadas quase que aconteceu uma tragédia ontem, foi então que conseguiram falar com o Dr Bruno e ele retornou após uns 10 minutos e retirou-o todo roxo e duro de dentro da carceragem ele ficou tão desesperado que o colocou dentro viatura e levou urgente para o hospital para ver se conseguiam reanimá-lo. E no outro dia ou seja dia 08/01 ele foi solto pelo juiz da comarca de Curionópolis pois sua prisão foi sem sentido para não dizer ilegal. Quando o senhor diz que ele continua detido o senhor não está falando a verdade. Portanto sugiro que investigue melhor os fatos antes de publicar algo em sua página! Att