Por Francesco Costa
Depois de ocorridos inúmeros assaltos nas madrugadas, tendo como alvos trabalhadores que atuam nas minas da Vale em Carajás, o comando da ZPOL (Zona de Policiamento) em Parauapebas montou estratégia para prender os assaltantes e prevenir que outros casos possam acontecer.
A ação foi planejada pelo comandante da ZPOL, Capitão PM Júlio, que detalha o modelo da ação executada por homens do Grupo de Ações Táticas da corporação e viaturas rondantes nas áreas das ocorrências como, por exemplo, Cidade Jardim, Nova Carajás e os Bairros que compõem o Complexo Altamira.
“Dispus de oito viaturas e dei a missão ao tático para comandar as buscas”, conta Júlio, detalhando que destacou policiais com uniformes da Vale para atrair os meliantes, o que resultou, ainda segundo ele, na prisão de dois elementos.
O restante da quadrilha, conforme narrado pelo militar, continuou atuando e na noite de ontem com o cerco fechado pela operação realizada pelas oito viaturas que intensificaram as buscas e ao se deparar com a guarnição reagiu a tiros. Porém, da quadrilha, apenas um conseguiu fugir, mesmo baleado. Dois levaram a pior perdendo a vida.
“A quadrilha agia em duplas fazendo uso de duas motos, e minutos antes de serem surpreendidos havia acabado de fazer uma vítima que esperava o ônibus”, lembra Júlio, contando que de agora em diante as operações na madrugada continuarão combatendo e prevenindo para que isto não se repita.
Outras incidências – Capitão Júlio lembra que houve uma onda de assaltos em estabelecimentos comerciais no início do ano, mas, graças a ação da PM, o número praticamente zerou, o que, também teria empurrado os praticantes deste tipo de delitos a concentrar suas ações em Bairros mais periféricos como, por exemplo, Cidade Jardim, Nova Carajás e os Bairros que compõem o Complexo Altamira.
Quanto à rondas feitas por viaturas, o comandante da ZPOL dá conta de que agora são oito o número de viaturas disponíveis para o policiamento ostensivo se dividindo em bairros que apresentam alto número de ocorrências, principalmente de furtos e assaltos.
Um agravante para a segurança pública apontado por Júlio é o baixo número de homens em seu efetivo, apenas 25 policiais por turno são disponibilizados para fazer a segurança de 250 mil habitantes, o que trocando em miúdos dá 25 mil pessoas por militar de serviço.
“200 é o número de policias disponíveis neste quartel, mas administrativamente disponho de 25 por turno. O que eles fazem os tornam dignos de serem qualificados como heróis”, conclui Júlio, demonstrando ansiar pela formação dos mais de 100 soldados que deverá acontecer, em sua previsão, até o final deste ano.
8 comentários em “Polícia Militar combate a onda de assaltos em Parauapebas”
Que passem também pelo Liberdade 21
Feliz dia do policial militar atrasado. (21 de abril) dia de tiradentes Patrono da policia militar.
Que Deus continue abençoando grandiosamente dia após dias todos os passos desse efetivo que luta e arrisca suas vidas todos os dias para zelar da nossa segurança e integridade fisica.
Parabéns ao capitão julio, e equipe.
CB. J. Ricardo, CB.Meneses, CB Cabral, soldado Romero e demais.
e aqui fica o apelo: Pense duas vezes viu major Mauro Sergio.
Me admiro muito da posição do major mauro sergio querer tirar esse efetivo das rua tendo em vista q só o grupo tatico resolve a situação da população hoje.
Acho melhor o senhor criar um outro efetivo pra operações especias e dxar essa equipe ai mesmo atuando.
essa equipe da zpol “praças” está uma vergonha só se v esse povo passeando nas viaturas.
Vejo que diante de varias mazelas do município pelo menos a sensação de segurança pública esta indo ao encontro da expectativa da população!Temos muito ainda que conquiatar e muitas batalhas pela frente !
Hoje as drogas é o maior desafio a ser combatido no município ! Este é o maior imimigo da sociedade de PARAUAPEBAS ! Nossos jovem devenm ser preparados para nos ajudar neste combate ! Digam não as drogas e isto já é uma grande vitória contra este meliantes que corroi a sociedade e destroi muitas familias !
Estes bandidos podem esperar que suas hora vai chegar e seus dias estão contados !
250 mil habitantes/ 25 policiais por turno = 10 mil hab/pol
ou tô errado? rs
ainda assim é muito!
Parabens!!!!!
Que vocês continue agindo em nossa defesa
Parabéns ao Grupo Tático! Continuem assim; Parauapebas precisa de vcs