Ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) Belém e do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” resultou na apreensão de uma carga de carvão vegetal, na quinta-feira (13), no município de Tailândia.
A carga foi aprendida em um caminhão que estava na Fazenda São Pedro/Zimmermann, localizada no Km 161 da vicinal 35, na zona rural de Tailândia. O delegado Waldir Freire Cardoso, titular da Demapa e responsável pela operação, informou que o veículo transportava 36,49 metros cúbicos de carvão vegetal. O produto estava sem a documentação para o transporte.
O titular da Demapa ressaltou que o veículo foi encontrado na propriedade rural pertencente a José Maria Pereira de Souza, sob a responsabilidade do motorista Mauro Martins do Nascimento. Este informou à equipe policial que José Maria é o dono do local onde o carvão era produzido.
A produção de carvão vegetal é autorizada para consumo de subsistência, equivalente a dois fornos por morador. “O máximo permitido são dois fornos para caracterizar produção de subsistência, assim, os infratores tentam descaracterizar o crime ambiental”, enfatizou o delegado Waldir, destacando que na região existem dezenas de fornos separados de dois em dois.
Por Antonio Barroso – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Jacundá