Policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção, sudeste paraense, prenderam em flagrante, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, Francisco de Assis Marcolino da Silva. A prisão foi realizada, nesta terça-feira (30), durante investigação sobre práticas de incêndio florestal e dano no interior de uma fazenda na zona rural de Santana do Araguaia.
Coordenada pelo delegado Antônio Mororó Júnior, titular da DECA de Redenção, a operação policial contou com a participação de policiais civis da Superintendência Regional de Redenção e da equipe da Delegacia de Santana do Araguaia comandada pelo delegado Lincoln Vruck. Os policiais civis fizeram revistas dentro de um acampamento sem-terra localizado dentro da fazenda de nome Ouro Verde, onde foi detido Francisco de Assis Marcolino da Silva, com quem foi realizada a apreensão de uma arma de fogo.
Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia para lavratura de auto de prisão em flagrante. Segundo o delegado Antonio Mororó Junior, foi constatada a prática de incêndio em mata ou floresta dentro da área da fazenda. A pena prevista para esse crime é de reclusão de 2 a 4 anos. Diante disso, foi iniciado um inquérito policial para investigar o crime. Duas testemunhas ouvidas ajudaram na indicação do nome do autor dos danos e incêndio na floresta.