Na madrugada deste domingo (26), a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Parauapebas prenderam Vanderlan Oliveira dos Santos, 20 anos, conhecido no submundo como Senhor Beybe. Contra ele havia um Mandado de Prisão Preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas, pela acusação de ter participado do assassinato Cássio Sousa Leite, o Cabana, 19 anos, no dia 18 de março passado. A prisão aconteceu em um bar da Avenida Cláudio Coutinho, onde, para agravar mais ainda sua situação, Vanderlan foi flagrado com três papelotes de cocaína no bolso.
Nas investigações a fim de localizar e capturar Vanderlan dos Santos, a Polícia Civil descobriu que ele vendia entorpecentes em locais de diversão da cidade. A partir dessa informação, a PC montou operação em parceria com a Guarda Municipal a fim de realizar a captura.
A estratégia apresentou resultado positivo e o acusado foi conduzido à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde passou por revista. Em um bolso interno da calça dele foi encontrada a cocaína, o que resultou em flagrante por posse de drogas.
O crime
Em 18 de março deste ano, três homens encapuzados invadiram a casa de Cabana, na Rua Afonso Pena, Bairro Altamira, gritando a sigla de uma facção criminosa. Em seguida, foram até o cômodo em que ele estava, nos fundos do imóvel, e o executaram com vários tiros de arma de fogo, sem chance de defesa.
(Caetano Silva)