A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (28), em Parauapebas, José Fernandes Neto, 56 anos. A captura se deu em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça Estadual. O homem é acusado de estupro de vulnerável.
De acordo com a denúncia, feita à Deam (Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher), José Fernandes abusou sexualmente da própria neta, uma criança de apenas seis anos de idade.
A prisão foi realizada por uma equipe formada por policiais da Deam e da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil. O acusado não ofereceu resistência. Ele foi enquadrado no artigo 217 do Código Penal Brasileiro pelo crime de estupro de vulnerável – ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos –, cuja pena varia de oito a 15 anos de cadeia.
Amanhã, pela manhã, José Fernandes Neto passará por exame de corpo de delito (Art. 158-CPP) no IML local e, em seguida, será encaminhado para a Carceragem da Susipe, no Bairro Rio Verde, onde ficará à disposição da Justiça.
(Caetano Silva)