Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Identificação “Enéias Pinheiro”, está com uma ação para emissão gratuita de carteiras de identidade no sudeste do estado. A ação iniciou, no dia 30 de setembro, pelo município foi Parauapebas e, depois seguiu para Marabá, onde será realizada até este sábado (9).
Segundo a PC, a previsão é a emissão de 5 mil documentos de identidade durante a ação. Em Parauapebas, a ação foi realizada nos 2 e 3, nas escola Evangelista e Fernando Pessoa, com a emissão 1.500 documentos de identidade.
Em continuidade aos atendimentos, a equipe desembarcou, na última segunda-feira (4), em Marabá, onde permanece até o próximo sábado (9). A ação, que está sendo realizada na Escola Anísio Teixeira, tem a expectativa de atender cerca de três mil marabaenses e moradores de locais próximo ao município com a emissão de 500 carteiras por dia.
Para o delegado-geral, Walter Resende, que esteve presente em Marabá, a iniciativa da Instituição visa promover cidadania por todo o estado. “Após concluirmos com êxito a ação em Parauapebas, nossa equipe seguiu aqui para Marabá e já está atendendo a população. Nosso objetivo é diminuir a demanda de agendamentos e dar celeridade na emissão de um documento tão essencial a todos. A PCPA está presente, junto ao governo do Pará, levando cidadania por todo nosso estado”, destacou Resende.
De acordo com o titular da Diretoria de Identificação, Jorge Almeida, essa é uma das ações que estão sendo realizadas na região. “Durante esses dez dias, os servidores se deslocaram até os municípios e estão atendendo, da melhor forma possível, a população. Nossa expectativa é concluir os cinco mil atendimentos e, retornar, ainda esse ano, com novas emissões”, afirmou.
A ação conta com a participação de 12 servidores da Instituição, além de todo apoio logístico das prefeituras onde a ação é realizada.
Tina DeBord-com informações da PC