Polícia desmantela esquema de empréstimo consignado a idosos em Marabá

Adriana Santos é suspeita de ludibriar pessoas oferecendo serviço de correspondente bancário, para o qual não é credenciada

Continua depois da publicidade

Na tarde desta quinta-feira (9), a Polícia Civil de Marabá colocou fim a um esquema de concessão de crédito consignado que causava prejuízos aos idosos locais. As vítimas procuravam pelos serviços da Center Crédito, que foi alvo de busca e apreensão por determinação judicial. Sua dona, Adriana Santos de Souza, foi presa.

As investigações tiveram início a partir do registro de boletim de ocorrência por parte de um idoso, que disse ter sido ludibriado pela proprietária da empresa, após se interessar em realizar um empréstimo consignado. Se apresentando como correspondente bancária, Adriana Santos ofertava facilidades para a obtenção de crédito consignado no mercado, para fins de desconto nos recursos recebidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por aposentados e pensionistas.

Após acompanhar os idosos, fazia cobranças de quantias elevadas, a título de pagamento pelos serviços prestados, sem qualquer registro documental ou transparência. No caso estudado, as cobranças impostas foram realizadas após o fornecimento do cartão e senha da vítima.

Segundo a Polícia Civil, ao avançar as investigações ficou comprovado que a denúncia não era fato isolado, e que a Center Crédito não ostentava a condição de correspondente bancário, conforme prescreve a Resolução CMN nº 4.935, de 29 de julho de 2021.

Com o entendimento de que o negócio aparentemente lícito estava sendo utilizado para subtrair valores de pessoas idosas, fragilizadas em razão das limitações impostas pela idade, a Polícia Civil representou por medidas cautelares que tiveram o parecer favorável do Ministério Público Estadual e deferimento por parte do juízo.

Na busca e apreensão desta quinta, foram apreendidos documentos, objetos e dinheiro em espécie. A mulher foi apresentada no plantão da 21ª Seccional de Polícia Civil para fins de encaminhamento ao Sistema Penitenciário.

plugins premium WordPress