A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama e com a Funai, realizou nesta quarta-feira (18), uma incursão via aérea, em duas aldeias da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, no município de São Félix do Xingu, no sul do estado.
A ação teve por objetivo atestar a veracidade das denúncias de indígenas das Aldeias Ka’aeté e Tekatawa de estarem sofrendo ameaças de invasão de suas terras por grileiros e fazendeiros da região.
Segundo a PF, foram constatadas que algumas pessoas chegaram a cavalo na aldeia Ka’aeté, no último fim de semana, levando cerca de 100 cabeças de gado. Os animais teriam sido deixados em áreas desmatadas do entorno da região e os homens teriam saído da área. A aldeia encontra-se em local isolado e não possui acesso para veículos. Os invasores ainda não foram identificados.
Em outra aldeia visitada pelos policiais, de nome Parakanã, os índios relataram não terem sofrido ameaças nem invasão de suas terras.
A Polícia Federal ressaltou que vem realizando as investigações, sempre preservando os direitos dos povos indígenas e coibindo crimes nas aldeias, reforçando o cumprimento do papel constitucional de Polícia Judiciária da União e trabalhando incessantemente na repressão aos crimes de sua atribuição.