A primeira apreensão de pescado na região do Lago de Tucuruí, compreendendo o município de Jacundá, aconteceu na manhã de quarta-feira (13). Oitenta quilos de peixes foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar, com base no povoado de Santa Rosa, distante 50 quilômetros da sede do município.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Glaucinete Lacerda, recebeu das mãos do sargento Hailton os 80 quilos de peixe. O pescado foi distribuído para o Hospital Municipal “Maria Cecília de Oliveira”, ao Projeto de Salvamento da Criança da Amazônia (Pray) e para os Serviços de Convivência para Idosos.
O sargento Hailton disse que o pescado estava sendo transportado clandestinamente por um pescador da região. “Essa quantidade de peixe estava em duas caixas de isopor e tinha como destino consumidores na cidade de Jacundá”. Houve o ato de apreensão e notificação para o infrator.
A pesca na região está proibida desde o dia 1º de novembro, no chamado período de defeso da piracema, época de produção dos peixes, que se estende até o dia 28 de fevereiro de 2020. Nesse período está proibido a pesca de espécies como mapará, pescada, tucunaré, pescada branca, piau, beré e pirarucu.