A ação da Policia Militar no centro de Canaã dos Carajás chamou atenção de quem passava pelo local na noite desta segunda-feira (14). O policiamento na área bancária foi reforçado após a PM receber ligações anônimas de que um grupo, com cerca de 20 criminosos, invadiria a cidade para assaltar os bancos.
O Comandante da Polícia Militar, Rafael dos Anjos Guimarães, disse que recebeu informações sobre uma quadrilha que planeja atacar Canaã, no mesmo modelo do “novo gangaço”, com armamento pesado e gerando terror no município. “Não sabemos o dia (do ataque), mas começamos a fazer o policiamento preventivo em torno da cidade. Na segunda-feira, por volta das 19h, efetuaram um roubo de um veículo aqui próximo do posto 70, um indicativo que eles planejariam atacar a cidade na noite de ontem”, relatou o Comandante Guimarães.
A PM também recebeu uma ligação de que um casal estaria brigando na porta de um banco, mas desconfiou que se tratava de uma emboscada para atrair a guarnição. Em seguida recebeu informações sobre os criminosos. “Eu sempre destaco que a informação da população é crucial. Recebemos informações de que duas caminhonetes estavam vindo pelo bairro Parakanã e entraram na rua Castanheira, sentido centro. Após receber a informação ja fizemos o cerco, já isolamos a área bancária e nos abrigamos”, contou Guimarães que acredita que o assalto não ocorreu por causa da ação preventiva da PM.
“Não faz parte dos planos da Polícia Militar trocar tiros dentro da área urbana porque certamente pode atingir um inocente. Um disparo da PM é um disparo responsável, de preservação da vida, utilizada como último recurso para a proteção tanto nossa, quanto de terceiros”, ressaltou o comandante.
A Policia Militar montou barreiras na zona rural porque acredita que os criminosos fugiram para essa região. As rondas na cidade também foram intensificadas. Até o momento, ninguém foi preso e nenhum veículo usado na tentativa de assalto foi localizado.
Por Dayse Gomes