Por volta das 22h, desta segunda-feira (7), policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), enviada de Belém e que se encontra em Parauapebas, realizava policiamento ostensivo, como parte da força-tarefa cujo objetivo é reduzir os índices de criminalidade na cidade, quando flagrou Francisco Ribeiro dos Santos, com uma mochila recheada de munição e uma espingarda.
Eram cartuchos de diversas munições de vários calibres: 31 de calibre 16; 57 de calibre 36; 35 de calibre 28; 57 de calibre 32; 25 de calibre 20; 62 de calibre 22; uma cartela com 10 munições calibre 38 e dez de calibre 32; dez cartelas de espoletas e grande quantidade; de chumbo, três frascos de pólvora; e uma espingarda calibre 20.
Francisco dos Santos foi abordado na Avenida Jerusalém, Bairro Betânia, quando pilotava a motocicleta Honda Titan, cor preta, placa NSR -9399. Indagado pelos policiais sobre a procedência do material bélico, ele respondido que realiza a compra e venda do armamento “para ganhar um dinheiro”.
Informou ainda que havia comprado o material de um indivíduo conhecido como Elias, cujo endereço ele não soube – ou não quis – informar.
Após o flagrante, Antônio foi conduzido e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para os procedimentos legais, com todo o material apreendido. Prestou depoimento, recolheu fiança no valor de um salário mínimo, R$ 1.212,00, e vai responder, em liberdade, processo por posse ilegal de munição de arma de fogo.
(Caetano Silva)