Mais de 50 policiais civis das delegacias da Região do Carajás rebem, durante esta quinta-feira (29), qualificação para combater crimes cibernéticos. Segundo o delegado Erivaldo Campelo, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, o seminário de investigação sobre crimes cibernéticos, tem como objetivo qualificar os policiais das cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, no que diz respeito aos crimes praticados por meio da internet, como golpe do pix, fake news, estelionatos, injúrias raciais, etc.
Ainda de acordo com o Erivaldo Campelo, Parauapebas tende a ganhar ainda mais com essa qualificação por meio da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) da Polícia Civil: “É algo inédito no interior do Estado do Pará, visando a qualificação dos nossos policiais, dos mais antigos aos mais novos, para que possamos combater esses delitos”.
O curso está acontecendo com o apoio da Delegacia-Geral de Polícia Civil do Pará e da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos. “Ao todo, nós temos hoje mais de 50 policiais civis participando do curso. Todos nós somos da Polícia Judiciária, uma polícia investigativa. Então, nós temos delegados, escrivães, papiloscopistas e investigadores participando desse curso”, detalhou o diretor da 20ª Seccional.
Além de Parauapebas, participam do curso policiais civis de Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás e Curionópolis: “O nosso objetivo não é só a nossa cidade, mas abranger os municípios circunvizinhos, no intuito de qualificar todos esses policiais no que tange os crimes que envolvem a web, a internet: os crimes cibernéticos”.
(Caetano Silva)