Sem água há mais de 10 dias, moradores da Vila Diamante, também conhecida como Quilômetro Quarenta, na Rodovia PA-405, que liga a sede de São João Araguaia à Rodovia BR-230 (Transamazônica), bloquearam a estrada esta semana em protesto.
Romualdo Alves Martins (PTB) e Isailene Labres de Souza (PRP), vereadores da Câmara Municipal de São João do Araguaia contaram a imprensa que enviaram vários recados à prefeita, Marlene Correa Martins, para que a mesma resolvesse o problema sem confusão.”Ela chegou a presenciar a manifestação, mas desviou da estrada para não falar com o povo”, disseram.
A Vila Diamante é abastecida por dois poços, mas o principal está com a bomba quebrada. O outro fornece água para somente um bairro. “A bomba está com defeito. Comprar bomba não é papel de um vereador, o meu papel tenho feito muito bem, que é fiscalizar”, complementou Romualdo, contabilizando que na Vila Diamante cerca de duas mil pessoas dependem dessa água.
Joaquim Miguel é morador da Vila Diamante há 20 anos, ele afirma que não é a primeira vez que acontece a falta d’água, no entanto dessa “foi a pior”. “Meu pai mora comigo e é doente e precisa muito da água para tomar banho, principalmente, mas estamos com essa dificuldade”, lamentou ele.
Segundo a vereadora Isailene Labres o problema na distribuição de água é crônico e acontece em todas as vilas aos arredores de São João do Araguaia. “O pessoal vive amargando pela falta de água, choveu eles acharam bom, porque apararam água para sobreviver. O problema é de manutenção, o Assentamento Ponta de Preta também passa pela mesma situação, muitas vezes não tem aula nas escolas por falta de água, o reflexo é sentido pelos alunos”, lamenta Isailene.
Por Emilly Coelho – Correio Tocantins