Em 26 de abril de 2020 o secretário de saúde de Parauapebas expediu a Portaria 0680/2020, convocando os servidores públicos médicos os 72 (setenta e dois) que atuam na rede pública municipal para desenvolverem suas atividades profissionais diretamente no enfrentamento emergencial ao novo coronavírus no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), no Pronto Socorro Municipal (PSM), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em outras unidades de Saúde do município.
Todavia, parece que o secretário não foi escutado em sua convocação. Poucos médicos atenderam ao apelo de Gilberto Laranjeiras, o que vem provocando a sobrecarga de serviço para os profissionais que compreenderam o momento difícil em que passa a saúde mundial, lembraram o juramento que fizeram quando de suas formaturas e compareceram ao serviço.
Desde 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde considera a COVID-19 uma pandemia, o que provocou a paralisação de alguns serviços oferecidos pela rede pública municipal no âmbito da saúde e, em contrapartida, o afastamento de vários médicos de suas funções. Agora, em momento de pico da pandemia no município, o secretário convocou todos os médicos para assumir seu papel junto à sociedade, voltando ao trabalho e consequentemente melhorando o atendimento à população.
Trata-se de uma emergência médica, de salvar vidas, de zelar pelo bem-estar da população. Momento em que os profissionais da medicina, que tanto fazem pelos mais carentes, redobrem suas forças e atendam o chamado do secretário, respeitando o Juramento de Hipócrates que prometeram cumprir.
Ontem, pela primeira vez depois de uma sequência de dias com apontamentos de novos casos do vírus letal, nosso município não registrou nenhum novo caso do novo coronavírus. Esse é um fato que devemos comemorar. É sinal que a população vem atendendo as solicitações das autoridades de ficarem em casa, de se prevenirem contra esse mal que assola o mundo.
O novo coronavírus é parecido com uma gripe. Se você der mole ela te pega. Em alguns casos essa gripe é letal, mata sem discriminação de cor, credo, ou status social. Mata a todos. Portanto, a melhor forma de se prevenir é ficando em casa e seguindo as orientações das autoridades.
Creio que, com a portaria (vide abaixo), nossos valorosos servidores da medicina irão comparecer ao serviço, atendendo o maior número possível de pacientes. Como tudo, essa pandemia vai passar. Com isso logo estaremos de volta ao trabalho, ao convívio social e aos prazeres da vida. Mas pra que isso aconteça é preciso prevenir, e ficar em casa é a melhor prevenção nesse momento.
[pdfviewer width=”100%” height=”600px” beta=”true/false”]https://www.zedudu.com.br/wp-content/uploads/2020/04/PORTARIA-N0692.2020.pdf[/pdfviewer]