Os postos de saúde de Redenção, que antes estavam atendendo das 7h às 13h, passaram a funcionar normalmente nos períodos das 7h às 11h e das 13h às 17h. O novo horário está em execução desde a semana passada. Porém, poucas pessoas sabiam, como dona Francisca das Neves, que só ficou tomou conhecimento do novo horário na manhã desta segunda-feira (14). “Sempre fico ligada nos noticiários da cidade, porém ninguém falou nada a respeito do funcionamento dos postos de saúde. Fico feliz que tenham voltado à normalidade, a população precisa”, comemorou.
Albertina dos Santos disse que precisava ir ao medico, porém não conseguiu se dirigir ao posto durante o período da manhã e não sabia que o novo horário já estava em vigor. “Já voltou a funcionar? Eu não fiquei sabendo, que bom, eu estava preocupada, pois precisava ir ao medico e está manhã estava muito corrido para mim, depois de uma boa notícia como esta vou ao médico na parte da tarde”, disse, aliviada.
A secretária de Saúde, Cleide Mendes Arruda, disse à Reportagem do Blog que em novembro e dezembro precisou fazer as mudanças no horário de funcionamento dos postos de saúde, para “equilibrar as contas da Secretaria de Saúde” no que diz respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Explicou que foi um ato emergencial e que a população não ficaria prejudicada.
Ao longo dos últimos dois meses, foram entregues 32 fichas e mais o encaixe em cada unidade. A secretária relatou ainda que, além dos atendimentos das unidades de saúde, havia um médico extra, atendendo no Hospital “Iraci Machado de Araújo”, os casos de emergência, mas, a partir de 7 de janeiro os postos de saúde voltariam a funcionar normalmente, o que já está acontecendo.