Mesas vão reunir pesquisadores das áreas de comunicação e ciências sociais e representantes da sociedade civil e governo
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Seminário “Música, Comunicação e Identidades – Um debate sobre as formações e as dinâmicas das cenas musicais no Pará” tem como objetivo socializar com jornalistas, produtores e artistas o conhecimento de pesquisadores das Ciências Humanas, da Comunicação e da Música acerca das mais recentes discussões e estudos sobre música popular massiva.
O evento contará com a presença de um dos coordenadores nacionais do Grupo de Pesquisa Comunicação, Música e Entretenimento da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Prof. Dr. Jeder Janotti Júnior, autor dos livros “Heavy Metal com dendê – rock pesado e mídia em tempos de Globalização” (2004) e “Aumenta que isso aí é Rock and Roll” (2003). Coorganizador de outros livros, como “Comunicação e Estudos Culturais” (2012) e “Dez anos a mil – Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet” (2011), Janotti Jr. é hoje um dos nomes mais importantes no campo da Comunicação Social e Estudos Culturais.
Estudioso do conceito de “cena musical”, elaborado pelo sociólogo canadense Will Straw, Janotti Jr. vem a Belém para a qualificação do mestrando do PPGCOM/UFPA Elielton Alves Amador, orientando do Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro, que trabalha com a formação social e discursiva das cenas musicais de Belém do Pará. Elielton, juntamente com outros pesquisadores da UFPA, como o Prof. Dr. Antonio Maurício da Costa e e seu orientando Enderson Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA, fazem parte de grupos que têm estudado as produções musicais do Pará.
Diante da grande repercussão midiática e da vibração social que as cenas musicais de Belém ganham hoje, local e nacionalmente, este seminário ganha maior importância. Principalmente por discutir a ambiência teórica, econômica, social e política em que se dão as dinâmicas sociais e intersubjetivas em torno da música local.
PROGRAMAÇÃO:
O evento contará com três mesas que discutirão diversas interfaces da produção musical regional.
Mesa 01 – 15h a 16h30: Construções Identitárias através da Música
Antonio Mauricio da Costa – Doutor em História pela USP e professor da UFPA.
Tony Leão da Costa – Mestre em História pela UFPA e professora da UEPA.
Salomão Habib – Músico e Diretor do teatro Experimental Waldemar Henrique
Mediador: Enderson Oliveira – Mestrando de Antropologia pela UFPA.
Mesa 2 – 16h45 a 18h15: Relações e estudos de mídia, música e espetáculo
Mauro Maia – mestre em Ciências Sociais pela UFPA e professor da Unama
Caio Mota – Representante da Casa Fora do Eixo Amazônia
Ivânia Neves. Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora do PPGCOM/UFPA
Mediadora: Talita Baena – Mestranda do PPGCOM/UFPA
Mesa 03 – 18h30 até 20h: Configurando os estudos de música nas Ciências Sociais
Jeder Janotti Jr. – Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e McGill University (Montreal, 2000). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Paulo Murilo do Amaral – Doutor em Etnomusicologia pela UFRGS e professor do PPGARTES-UFPA.
Ney Messias – Radialista e Secretário de Comunicação do Governo do Pará.
Mediador: Elielton Alves Amador – Mestrando do PPGCOM/UFPA.
SERVIÇO:
Seminário Música, Comunicação e Identidades – Um debate sobre as formações e as dinâmicas das cenas musicais no Pará
Quando? 02 de abril de 2013, de 15h às 20h
Onde? Auditório Albano Franco, FIEPA (Travessa Quintino Bocaiúva, 1588)
Inscrições gratuitas através do site:
https://www.sympla.com.br/seminario-musica-comunicacao-e-identidades__12157.html
Mais informações: (91) 8168-7474 | (91) 8908-8827 ou pelo e-mail seminariocenamusical@gmail.com