Uma ação de educação ambiental e atendimento à população está sendo realizada na praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, nesta terça-feira (4), das 8h às 17h. O evento promove o Dia Mundial do Meio Ambiente e continua até amanhã, dia 5 de junho, quando é celebrada a data. Na ocasião, cidadãos também aprenderão sobre os benefícios econômicos em reduzir os impactos sobre o meio ambiente, tendo descontos na tarifa de energia elétrica e outros serviços.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza a doação de mudas de plantas e árvores regionais de diversas espécies, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece serviços como: vacinação, testagem rápida, aferição de pressão arterial e medição de glicose.
“Aqui, estamos trabalhando a conscientização ambiental através de vários serviços, pois a ideia é levar para a população que evitar desperdícios contribui com o meio ambiente e aqui estamos com distribuição de panfletos, debates e doação de mudas,” destacou Socorro Lins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma.
O comerciante Zuliney Júnior participou das atividades do dia na praça e levou uma muda da planta denominada Meracilina, que, de acordo com o conhecimento popular, é uma planta medicinal. “Vou levar esta planta aqui. Há muito tempo procurava uma muda dela para plantar em casa. Essa planta é um santo remédio,” afirmou o comerciante.
A empresa Equatorial Energia, por meio da ação, distribui de cartilhas com dicas de consumo e cuidados com a natureza, e oferece diversos serviços e atendimento especial à população. Além de receber resíduos recicláveis em troca de descontos na conta de luz, também é possível trocar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por modelos de LED, realizar cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de luz, e negociar débitos com condições flexíveis.
“Essa ideia partiu em razão de se celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e sensibilizar a população para se fazer uma reflexão sobre a data, e não apenas isso, mas também pautar a sustentabilidade, seja nas questões ambientais, sociais e econômicas. E aqui temos o atendimento de saúde, a questão de troca de lâmpadas, coleta de resíduos e troca por bônus na conta de energia,” informou Isabela Silva, engenheira florestal da Equatorial.
O Mutirão Verde é uma oportunidade de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e envolver a sociedade por meio de ações sociais e ambientais voltadas à comunidade, promovendo a sensibilização e o envolvimento de órgãos ambientais, visando promover boas práticas ambientais e a sustentabilidade.
A iniciativa é uma parceria entre a Semma, SMS, Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Equatorial Energia.