Prazo final para inscrição de chapa na eleição da OAB será nesta sexta

Por enquanto, apenas uma chapa fez inscrição em Marabá, mas o presidente anterior, Ismael Gaia, está a caminho de Belém para concorrer no pleito

Continua depois da publicidade

A eleição para a próxima diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil só acontece no dia 18 de novembro, mas esta é uma semana crucial para quem deseja concorrer à direção nacional, estadual e local. Em Marabá, dois grupos se movimentam e têm até esta sexta-feira, dia 18, para inscrição de chapas. Mas, a inscrição precisa ser feita na sede da Seção da OAB-PA, em Belém.

A chapa Mais Atitude foi registrada nesta segunda-feira, 14, tendo o presidente Rodrigo Botelho como candidato à reeleição, e como vice Joana Simony. Em vídeo em uma rede social, Botelho afirma que o projeto de seu time é de promover “fortalecimento da advocacia, união, compromisso, lealdade e coerência”.

A Reportagem entrou em contato com o também advogado Ismael Gaia, que já foi presidente da Subseção de Marabá e ele disse que está se deslocando para Belém nesta terça-feira, com o objetivo de inscrever sua chapa na sede da Ordem na Capital. Ele será o candidato a presidente e a colega Wilma Lemos será sua vice. Todavia, disse que em função de ainda não ter realizado a inscrição, ainda não pode dar detalhes sobre seu projeto para a Subseção local. “Depois que formalizarmos, vamos poder informar à sociedade por meio da Imprensa”, disse Gaia.

Aliás, a última eleição para presidente da Subseção em Marabá, em 2021, foi bastante acalorada, tendo exatamente Ismael Gaia e Rodrigo Botelho no centro da disputa. Hoje presidente, Botelho era oposição à época e ganhou a eleição pro apenas três votos. Mas houve o chamado “tapetão”, em que o grupo de Gaia recorreu à Justiça pedindo anulação da eleição, alegando supostas irregularidades que teriam ocorrido no pleito.

Posteriormente, o juiz federal Leonardo Hernandez Santos Soares indeferiu, cautelosamente, o pedido de anulação e desde então Rodrigo Botelho tem exercido a presidência da entidade na região.

Cerca de 1.500 advogados estão vinculados à Subseção da OAB de Marabá e região, mas a Comissão Eleitoral do Estado deverá, nos próximos dias, divulgar a quantidade de profissionais aptos a votar no dia 18 de novembro.

O edital referente às eleições da OAB-PA para o triênio 2025-2027 já está disponível no Diário Eletrônico da OAB e na aba ‘Eleições 2024 OAB-PA’ do site da entidade. No documento, constam a data do pleito, horário, documentação e procedimentos necessários para a votação, prazo de registro de chapas e locais de votação.

O voto será obrigatório para todas as advogadas e advogados inscritos nos quadros da OAB-PA. Em caso de ausência, o profissional deverá apresentar justificativa por escrito à Comissão Eleitoral Seccional (prazo máximo de 30 dias após as eleições).

Não é permitida, no período de 30 dias antes da data do pleito, a regularização de anuidades. O pagamento poderá ser efetuado somente até o dia 18 de outubro de 2024.