Dois indivíduos desconhecidos invadiram o prédio do destacamento da Polícia Militar de Água Azul do Norte, na madrugada desta segunda-feira (31), por volta das 4:00 horas, renderam o soldado PM Dantas, que se encontrava dentro do destacamento e depois jogaram gasolina e atearam fogo no prédio, para em seguida fugirem.
De acordo com o coronel Dílson Barbosa Júnior, comandante do 17º Batalhão Carajás, a destruição do prédio foi uma forma de intimidação à polícia que atua na cidade, já que os meliantes disseram que eles queriam mesmo era o chefe do destacamento, sargento Divino, que, aliás, não estava em Água Azul, havia ido a Xinguara levar um preso. O coronel acrescentou que nada irá mudar no comando do destacamento, garantiu que, por enquanto, o sargento Divino vai continuar atuando como titular à frente do comando local.
O fato teria começado quando uma pessoa chegou ao destacamento avisando que estava havendo uma briga em um determinado local da cidade, quando o policial Dantas abriu a porta para atender o chamado, foi rendido e desarmado, e em seguida foi agredido com tapas e socos no rosto. Sem nada poder fazer, a vítima viu quando os desconhecidos jogaram gasolina e atearam fogo no prédio. Cinco motos que estavam apreendidas, um fuzil 762 e uma carabina ponto 30, da guarnição, foram destruídas pela ação do fogo. A Camioneta da PM que estava estacionada na garagem ao lado foi retirada antes de ser queimada.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, onde o fato foi comunicado ao delegado José Orimaldo da Silva, com pedido de providências para averiguação e investigação do episódio.
Logo pela manhã aconteceu uma sessão da Câmara Municipal para debater o assunto, em seguida houve uma reunião de emergência entre os vereadores do município, o prefeito Renan Lopes Souto, o Comandante e o Subcomandante do 17º Batalhão Carajás, no sentido de avaliar os estragos deixados pelos criminosos e a repercussão negativa que a violência pode ter causado à cidade. Ficou definido que uma comissão formada por vereadores, o prefeito e membros da sociedade local, viajará nos próximos dias à Belém para um encontro com o secretário de Segurança Pública do Pará, quando pretendem colocar a ele a preocupação do povo de Água Azul do Norte.
Por Edmar Brito – Xinguara
7 comentários em “Prédio da PM em Água Azul do Norte é incendiado”
eu sou xinguarense e sei o quanto a policia do meu municipio é corrupta, e talvez isso que tá acontecendo em agua azul seja resposta de um povo que não aguenta mais tanta injustiça, ou será que ja esqueceram que para queima de arquivo incendiaram a prefeitura, ha uns dois anos atras o vice prefeito mandou matar um jovem na vila jussara por que estava se envolvendo com a mulher dele, resultado morreu matado esse ano. mataram um vereador e seu amigo tambem esse ano em agua azul, agora a PM quer reclamar de uma humilhaçãozinha dessas, estão se esquecendo que vcs torturam pessoas em agua azul e em xinguara é?
aquele que com ferro fere, com ferro será ferido! e será que atearam fogo ai mesmo? não foram os proprios PMs pra ver se ganha no grito o aumento de efetivo?
quem conhece a policia de xinguara é que sabe do que eles são capazes de fazer quando querem algo.]
sargento Divino é um Homem mau, mas tem muito ponto positivo, Rio Maria que o diga. ele mudou a historia daquela cidade, fez um otimo trabalho, agora vão acabar matando ele em agua azul, só que não será populares não, será gente da policia mesmo pra ocupar o lugar dele. cuidado sargento o inimigo pode estar andando com vc na viatura.
eu sou um policia militar e trabalho em xinguara isso qui ta acontecendo no destacamento de agua azul e porque não tem efetivo os policias trabalha dia e noite sem ter folga como e qui um ser umano pode trabalhar sem ter folga tem e qui aumenta o efetivo ai quero ver se tem alguem qui tem coraje de ir invadir um destacamento. vamos ver governado abri logo o curso para sd, em veis de ta tirando quem ja ta formado.
A Segurança Pública, está um caos, e o jatene, assiste a tudo de cima do muro. A População, é que se exploda. Eta Goernozinho Mediocre.
O Governador Jatene, tem que deixar de preguiça e começar a trabalhar. é muita incompetencia.
Nâo podemos cruzar os braços para que os bandidos tome conta da cidade a lei so vale para os pobres!! enquanto eles so vida mansa!! se matam um bandido o direitos humanos bati em cima!! se um safado da um tira a vida de um Pm o que acontece nada. a familia fica no sofrimento e a corporação também tem que mudar a lei o que aconteceu não pode ficar em branco!!!
Por que O estado não abre mas concursos para que os quarteis fiquem sempre cheios de Saldados. e a segurança melhorar!! sou estudante estou mim formando mais meu maior objetivo e vestir a farda da Pm!!!
Nossa o que está acontecendo com o nosso estado!!! o Pm que estava de serviço se formou aqui na minha cidade.. precisamos de mais seguranças!!!