É preciso acreditar que os sonhos serão realizados

Continua depois da publicidade

Apesar da realização de vários mutirões de limpeza, da continuidade das obras  iniciadas no governo anterior e de operações tapa buracos, a grande maioria da população não viu ainda o governo “mãos que trabalham’ implantar seu perfil em Parauapebas.

Erros de estratégia, má vontade, fogo amigo, incompetência de alguns aliados, falta de conhecimento do que estaria por vir, nomeações equivocadas, pressa… Foram tantas as razões para que a gestão Valmir Mariano não emplacasse até o momento que seriam necessárias várias páginas para aqui enumerá-las.

Passados seis meses, as “mãos que trabalham” fizeram pouco, ou quase nada de novo. Mas o principal problema me parece não ter sido ainda detectado pelo gestor. Lhe faltará tato no trato da coisa pública? Estará o prefeito, ainda, confundindo o privado com o público?

Valmir Mariano foi eleito sob um forte apelo de mudança. A população já não aguentava mais a forma como este município era conduzido, já não aguentava mais o continuísmo. A grande maioria votou em Valmir na esperança de  que ele tivesse os poderes de Midas, que transformasse, imediatamente, esse município e o colocasse no topo do ranking na qualidade de vida.

O Sr. João e a Dona Maria levantaram logo pela manhã naquele 7 de outubro, foram às urnas e aguardaram entusiasmados e confiantes o resultado. Logo a noite, comemoraram a vitória e foram dormir o sono dos vencedores.  Durante a noite sonharam com uma Parauapebas onde não houvesse fila no Hospital Municipal, com uma Parauapebas onde não houvesse desabrigados, sem tetos  e alunos estudando no turno da morte. Sonharam com uma Parauapebas onde não faltasse águas nas torneiras e educação superior para seus filhos e netos.

Sr. João e D. Maria acordaram cedo, revigorados com o sono dos vencedores e mais entusiasmados  e confiantes ainda, tendo a certeza de que Valmir Mariano tornaria realidade o que haviam sonhado.

Veio janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho. Tudo travado, Valmir não consegue se livrar da burocracia e seu governo não emplaca. Sr. João e Dona Maria estão desolados, parece que a mudança tão esperada não se concretizará.

Apesar da competência, boa vontade e garra de alguns secretários que conseguiram aproveitar bem os rescaldos de contratos ainda do governo anterior e produziram ações que vez ou outra reativam a memória de Sr. João e de D. Maria, dando um acalanto de que as coisas ainda irão melhorar, o governo ainda está travado em pequenas picuinhas de gente que pensa pequeno e que certamente serão retirados caso não se enquadrem no modo de pensar do gestor. Afinal de contas, foi ele o eleito e é ele quem manda.

Eu creio que o prefeito Valmir Mariano não subestimou a capacidade de produzir problemas que é ser o prefeito de Parauapebas. Quando ele foi eleito o município tinha apenas dez vereadores e hoje conta com quinze. Apesar dos tropeços políticos do início do governo Valmir soube dar a volta por cima e hoje tem a governança garantida pela maioria da Câmara que lhe dará a governabilidade necessária para bem exercer o seu papel de gestor. Todavia, como o Sr. João e a D. Maria, o salvo conduto dos vereadores tem um prazo de validade e dependerá do prefeito fazer valer sua capacidade de gerir problemas para que esse salvo conduto não expire antes que ele adquira novamente a confiança da população, do Sr. João e da D. Maria.

Contornado o primeiro empecilho, o prefeito agora tem que ter como foco principal coordenar as ações para que a burocracia administrativa não continue travando o governo. Governo que muitos acreditam estar como um carro sem partida, que após um empurrãozinho pega e percorre um grande trajeto. Assim muita gente acredita será o governo Valmir, que quando se desvencilhar dos  problemas burocráticos (projetos e licitações) o município vai virar um canteiro de obras. Uma pena todo esse atraso. Há quem diga que esse primeiro ano já está perdido. Se assim o for, que venha 2014 e que o novo ano encontre o gestor já capacitado para promover ações com a legitimidade que o povo espera.

Certamente quando Valmir Mariano se dispôs a abandonar sua empresa e se dedicar à política ele o fez tendo em vista acreditar que tinha a capacidade de realizar o sonho de D. Maria e do Sr. João. A primeira etapa para ver realizado esse sonho foi completada com sua eleição, fato que gerou uma grande expectativa no casal sonhador. Resta saber se, ao longo desses seis meses Valmir adquiriu verdadeiramente a capacidade de conduzir Parauapebas ao futuro que ela merece, um futuro que passa pelo sonho de D. Maia e do Sr. João. A resposta pra isso só o tempo dirá. Que Valmir se mantenha acordado e vigilante enquanto o povo sonha com um futuro melhor.

Enquanto isso, bom sonho à todos!  

14 comentários em “É preciso acreditar que os sonhos serão realizados

  1. CIDADÃO PARAUPEBENSE Responder

    Palavras são palavras…

    Porém, para se falar de algo tão sério, seja positivamente ou negativamente, tem que se ter conhecimento de causa.

    Só daria mais crédito à sua opinião, se somente se, você tivesse esclarecido a todos, sobre como é a dinâmica e aplicação do PPA, LDO, Lei de Responsabilidade Fiscal, sei que seus leitores, são esclarecidos, que muitos conhecem e tem capacidade de discernimento, mas, a coragem, dignidade e autrísmo, são coisas que já vêm com a pessoa, por vezes, vejo críticas, vejo reclamações, só não vejo disponibilidade e nem oferecimento de idéias, sugestões ou se colocar à disposição do município, diga-se de passagem, o Prefeito não é mais do PSD, ele é o Prefeito de Parauapebas, somos cidadãos e temos obrigação moral de fazer algo por nossa Cidade e por nosso Povo.

    Desde que cheguei aqui(faz anos…), sempre procurei fazer algo pelo município, nunca quis aparecer. Vejo aqui, na política inimigos que se tornam amigos, amigos em inimigos, enfim, em quem acreditar?

    Acompanho seu blog, sei de sua dignidade, mas vamos começar um fórum de idéias e não de falas contrárias ao que ainda não se teve chance de organizar.

    Combinado assim?

    Obrigado pela atenção!

  2. Francisca Responder

    Eu ainda não desisti de acreditar nesse governo assim como acreditei durante 8 anos no governo anterior ver o hospital novo funcionando ver agua nas torneiras mesmo por curtos período diario, ver mais investimento na educação, em fim cumprisse promessas…afinal são apenas seis meses ….

  3. ze da paraiba Responder

    Valmir não faz milagres pra arruma o que Bel Darci Faisal deixaram de herança em 6 meses

  4. E o povo....???? Responder

    O fato é que estamos f…e mal pagos! Se não bastasse esse paradeiro da atual administração municipal tem a questão dessa crise que vivemos no momento, a cidade esta parada, só se ver falar em demissão em massa pela vale. O pessoal que financiou alguma coisa 6 meses atrás hoje esta em maus lençóis pra garantir os pagamentos em dias! Esse é o momento do prefeito aparecer, mostrar trabalho, fazer movimentar a economia com os fartos recursos que estão parados nas contas desde a gestão anterior!

  5. Manasses Responder

    longe de qualquer coisa quando se estar dentro do governo defendemos com muito Paixão, mais lamentavelmente e Duro admitir alguns observações feita aqui a verdade é O GOVERNO PT TEVE 8 ANOS, SAIU E NÃO CONSEGUIRAM SE ACHA, IMAGINA UM GOVERNO QUE SÓ TEM 6 MESE COMO CONCERTA TANTA MERDA FEITO EM 8 ANOS EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.

    • Leonardo Pereira Responder

      Valei-me minha NOssa Senhora quem está precisando de conserto deve ser você, Manasses, estamos precisando é de ação, se vocês não sabem fazer, imaginem consertar essa desculpa é boa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Manasses Responder

        Desculpa amigo vc não intendeu a gravidade da coisa, fazer o que só para os inteligente, todas essa p….taria que está ai e consequência de uma sucessão de ação mal feita, por aquele cientista políticos de boteco de esquina.

    • Anônimo Responder

      Essa é uma desculpa típica dos incompetentes. Esse governo só não esta parado de vez graças as obras e os contratos de serviço deixados pela gestão anterior

  6. OBSERVADOR Responder

    ÓTIMO TEXTO ZÉ DUDU, POREM VOCÊ ESQUECEU DE DIZER QUE PARAUAPEBAS É UMA CIDADE RICA, COM ESTRUTURA DE UMA CIDADE POBRE…O POVO POR AQUI AINDA NÃO ACORDOU, CONTINUAM A SONHAR, TALVEZ QUANDO ACORDAREM SEJA TARDE DEMAIS…

  7. Anônimo Responder

    bonito texto.mas cabe no final que ele acorde. e não que se mantenha acordado, pois dorme como um despreocupado.

  8. Nativo Responder

    Os sonhos do Sr. João e da Dona Maria viraram pesadelos daqueles que agente acorda e o coração tá pra sair pela boca de medo ou de raiva, e pensa meu Deus o que foi que eu fiz?

  9. Ana Paula Braga Responder

    Eu sou uma das marias. Acreditei que o Walmir disse que ia transformar a gestão de Pebas igual a de Paragominas, reconhecidamente uma gestao modelo. O Walmir trouxe até o prefeito Adnam de Paragominas. Seis meses depois todos estamos frustradas. Os Joãos e as Donas Marias e acho até que o proprio prefeito Adnam deve estar frustrado

  10. lampiao Responder

    Sonho? Essa administração é um pesadelo, um monte de secretários incompetentes e alguns com processo na justiça, nada mudou do ano passado pra cá, saia na rua e pergunte a população se 7 em cada 10 pessoas não reprovam essa administração. O slogan deveria mudar pra “MÃOS QUE SE ATRAPALHAM”

Deixe seu comentário

Posts relacionados